O vídeo promocional da Romaria d’Agonia deste ano, que se realiza de 14 a 22 de agosto em Viana do Castelo, intitulado "Mãos da Romaria d’Agonia" é narrado pelo ator Luís Lourenço conhecido dos ecrãs portugueses através da série “Morangos com Açúcar” e várias novelas portuguesas.
O filme celebra as mãos que fazem e vivem a Romaria. Desde a preparação dos trajes, tapetes, ornamentações, danças, até à organização dos eventos com a narração de Luís Lourenço num texto que enfatiza a importância dos gestos e movimentos das mãos que dão vida à tradição.
“Sendo natural de Viana do Castelo, vivendo a Romaria desde pequeno é para mim um enorme privilégio associar a minha voz a um texto e um filme tão bonitos e genuínos.
De facto, esta é uma Romaria única, que eu arriscava dizer, talvez única no mundo inteiro. Com estas características, esta entrega das pessoas, a forma genuína como vivem e participam nos quadros da festa deve mesmo ser única”, afirma Luís Loureço atualmente no elenco da novela da SIC “Senhora do Mar”.
O Filme promocional da Romaria d’Agonia 2024 foi lançado em julho, com produção da VianaFestas e realização de Flávio Cruz. Dezenas de pessoas naturais de Viana do Castelo aceitaram participar voluntariamente e representar as mãos da Romaria neste filme que já foi visualizado mais de 200 mil vezes através dos canais das redes sociais oficiais.
Este filme está integrado no projeto de comunicação “Somos Todos Romaria” que promove a Romaria d’Agonia em vários formatos offline e online com o objetivo de “levar os momentos das Festas de Viana do Castelo aos quatro cantos do mundo e a todos os que gostam da festa, sobretudo através das transmissões online nas suas redes sociais. “Só em 2023 foram disponibilizados cerca de uma centena de conteúdos que chegaram a mais de um milhão de pessoas”, sublinhou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, Associação promotora das Festas da cidade.
Anualmente, desde 2015, que a VianaFestas, lança um filme promocional da Romaria d’Agonia com diferentes temas. O ano passado o vídeo promocional arrecadou dois prémios, um nacional e outro internacional, participou em 12 festivais nos quatro cantos do mundo e ainda está selecionado para mais quatro festivais.