Avançar para o conteúdo principal

Ator Luís Loureço dá a voz ao filme que promove a Romaria d’Agonia 2024

O vídeo promocional da Romaria d’Agonia deste ano, que se realiza de 14 a 22 de agosto em Viana do Castelo, intitulado "Mãos da Romaria d’Agonia" é narrado pelo ator Luís Lourenço conhecido dos ecrãs portugueses através da série “Morangos com Açúcar” e várias novelas portuguesas.

O filme celebra as mãos que fazem e vivem a Romaria. Desde a preparação dos trajes, tapetes, ornamentações, danças, até à organização dos eventos com a narração de Luís Lourenço num texto que enfatiza a importância dos gestos e movimentos das mãos que dão vida à tradição.

“Sendo natural de Viana do Castelo, vivendo a Romaria desde pequeno é para mim um enorme privilégio associar a minha voz a um texto e um filme tão bonitos e genuínos.
De facto, esta é uma Romaria única, que eu arriscava dizer, talvez única no mundo inteiro. Com estas características, esta entrega das pessoas, a forma genuína como vivem e participam nos quadros da festa deve mesmo ser única”, afirma Luís Loureço atualmente no elenco da novela da SIC “Senhora do Mar”.

O Filme promocional da Romaria d’Agonia 2024 foi lançado em julho, com produção da VianaFestas e realização de Flávio Cruz. Dezenas de pessoas naturais de Viana do Castelo aceitaram participar voluntariamente e representar as mãos da Romaria neste filme que já foi visualizado mais de 200 mil vezes através dos canais das redes sociais oficiais.

Este filme está integrado no projeto de comunicação “Somos Todos Romaria” que promove a Romaria d’Agonia em vários formatos offline e online com o objetivo de “levar os momentos das Festas de Viana do Castelo aos quatro cantos do mundo e a todos os que gostam da festa, sobretudo através das transmissões online nas suas redes sociais. “Só em 2023 foram disponibilizados cerca de uma centena de conteúdos que chegaram a mais de um milhão de pessoas”, sublinhou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, Associação promotora das Festas da cidade.

Anualmente, desde 2015, que a VianaFestas, lança um filme promocional da Romaria d’Agonia com diferentes temas. O ano passado o vídeo promocional arrecadou dois prémios, um nacional e outro internacional, participou em 12 festivais nos quatro cantos do mundo e ainda está selecionado para mais quatro festivais.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.