Avançar para o conteúdo principal

Ator Luís Loureço dá a voz ao filme que promove a Romaria d’Agonia 2024

O vídeo promocional da Romaria d’Agonia deste ano, que se realiza de 14 a 22 de agosto em Viana do Castelo, intitulado "Mãos da Romaria d’Agonia" é narrado pelo ator Luís Lourenço conhecido dos ecrãs portugueses através da série “Morangos com Açúcar” e várias novelas portuguesas.

O filme celebra as mãos que fazem e vivem a Romaria. Desde a preparação dos trajes, tapetes, ornamentações, danças, até à organização dos eventos com a narração de Luís Lourenço num texto que enfatiza a importância dos gestos e movimentos das mãos que dão vida à tradição.

“Sendo natural de Viana do Castelo, vivendo a Romaria desde pequeno é para mim um enorme privilégio associar a minha voz a um texto e um filme tão bonitos e genuínos.
De facto, esta é uma Romaria única, que eu arriscava dizer, talvez única no mundo inteiro. Com estas características, esta entrega das pessoas, a forma genuína como vivem e participam nos quadros da festa deve mesmo ser única”, afirma Luís Loureço atualmente no elenco da novela da SIC “Senhora do Mar”.

O Filme promocional da Romaria d’Agonia 2024 foi lançado em julho, com produção da VianaFestas e realização de Flávio Cruz. Dezenas de pessoas naturais de Viana do Castelo aceitaram participar voluntariamente e representar as mãos da Romaria neste filme que já foi visualizado mais de 200 mil vezes através dos canais das redes sociais oficiais.

Este filme está integrado no projeto de comunicação “Somos Todos Romaria” que promove a Romaria d’Agonia em vários formatos offline e online com o objetivo de “levar os momentos das Festas de Viana do Castelo aos quatro cantos do mundo e a todos os que gostam da festa, sobretudo através das transmissões online nas suas redes sociais. “Só em 2023 foram disponibilizados cerca de uma centena de conteúdos que chegaram a mais de um milhão de pessoas”, sublinhou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, Associação promotora das Festas da cidade.

Anualmente, desde 2015, que a VianaFestas, lança um filme promocional da Romaria d’Agonia com diferentes temas. O ano passado o vídeo promocional arrecadou dois prémios, um nacional e outro internacional, participou em 12 festivais nos quatro cantos do mundo e ainda está selecionado para mais quatro festivais.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Hoje foi dia do grande Cortejo Histórico-Etnográfico

Mais de 3.000 figurantes, 27 carros alegóricos alusivos ao amor, e mais de 100 mil a assistir ao Cortejo Histórico-Etnográfico no penúltimo dia da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo. 📸 22 agosto 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

“Fábrica de Louça da Meadela” a fazer história desde 1947

A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em1855.  Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objectivo de retomar a tradição da cerâmica artística vianense.  Produzida em porcelana, distingue-se por ser totalmente pintada à mão e cozida a uma temperatura de 1400º, que lhe dá uma resistência que outras não possuem.  Tendo nos últimos anos adoptado a denominação de “Louça Regional de Viana”, produz peças não só decorativas mas também utilitárias e funcionais que podem ser utlizadas no dia a dia.  A louça regional utilitária e decorativa que esta fábrica produz baseia-se em três motivos distintos: motivos religiosos, florais e brasões de famílias antigas que tiveram a sua história na cidade de Viana. Produz igualmente reproduções ...

VIANA BATE FORTE está de volta: três palcos, 15 artistas

A Praça da República, Praça da Liberdade e Praça da Erva voltam a acolher nas noites de 11 e 12 de setembro, o VIANA BATE FORTE. Nesta 9ª edição, o Festival vai acolher 15 espetáculos sempre de entrada livre. Destaque para nomes consagrados da música portuguesa, como Santos & Pecadores, UHF, David Fonseca, Lena d’Água e Expensive Soul. 11 DE SETEMBRO  PALCO DA LIBERDADE  20h30 Santos & Pecadores 22h30 Expensive Soul 00h30 Agir PALCO DA REPÚBLICA  21h30 Diana Vilarinho  23h30 Souls of Fire PALCO DA ERVA  23h00 O Abominável 01h00 Youth Yard  12 DE SETEMBRO PALCO DA LIBERDADE   20h30 Paulo de Carvalho  22h30 UHF  00h30 David Fonseca PALCO DA REPÚBLICA 21h30 Lena D’Água 23h30 Motherflutters  01h30 O Simples Mente  PALCO DA ERVA  23h00 Malaboos  01h00 Rufia Terno