Avançar para o conteúdo principal

Iluminações Festivas da Romaria d’Agonia 2024 ligadas a partir desta sexta-feira


Quase 10 quilómetros de ruas e avenidas da cidade de Viana do Castelo iluminam-se esta sexta-feira, com o brilho de 700 mil lâmpadas e decorações alusivas às tradições do concelho que marcam a Romaria d’Agonia.

“A iluminação da Romaria d’Agonia pelas principais ruas e avenidas de Viana do Castelo já se tornou também numa atração das nossas festas. Anualmente tentamos trazer novidades, mas há cada vez mais uma preocupação com a sustentabilidade energética, mantendo o impacto
visual”, explica o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino.

Para a iluminação da edição de 2024 da Romaria foi contratada a empresa Teixeira Couto, de Paredes, que além dos motivos de decoração instalou cerca de 700 mil pontos de luz de baixo consumo ao longo de 9.500 metros de via pública.

Um dos destaques da iluminação ligada oficialmente às 21:30 desta sexta-feira continua a ser a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em que foram incluídas “arcadas de luz que invocam as tradições da cidade”, envolvendo a principal artéria da cidade num “ambiente tradicional e acolhedor”.

“Assim como na Praça da República, onde é possível encontrar um chapitô imersivo que chama a si a população e promove o convívio e partilha de emoções”, explica a empresa responsável pela iluminação da cidade.

O processo de iluminação recorre essencialmente a lâmpadas de baixo consumo, bem como uma solução RGB para a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e Praça da República, “criando um ambiente colorido e dinâmico”.

“Damos prioridade ao uso de material reciclado, nomeadamente na utilização do alumínio, ao material 100% reutilizável, à iluminação do tipo LED de baixo consumo e comandada por sistema horário de controlo, para gestão dos períodos de funcionamento e otimização energética”, acrescenta a empresa.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Com vinte anos de atraso, a principal avenida de Viana vai ser 100% pedonal e ajardinada

O encerramento permanente a todos os veículos motorizados e pedonalizacão da avenida dos Combatentes da Grande Guerra, é a promessa com cerca de duas décadas que vai finalmente avançar, após a aprovação de Concurso Público.  O Concurso Público para a empreitada de "Pedonalização e ajardinamento da avenida dos Combatentes da Grande Guerra” já está a decorrer, terminando o prazo para apresentação das propostas em 27-04-2026 às 17:00. Com prazo de execução de 180 dias, a empreitada de reconversão desta avenida visa a valorização do espaço público e a promoção da mobilidade suave no centro histórico da cidade. Assim será após a reconversão a avenida dos Combatentes da Grande Guerra👇

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo promove Páscoa Doce de 27 de março a 6 de abril

Para assinalar a Páscoa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo e a Diocese de Viana do Castelo, realizam uma série de iniciativas inseridas no evento Páscoa Doce, que vão decorrer no centro histórico da cidade de 27 de março a 6 de abril. 📸 arquivo | @olharvianadocastelo Consulte o programa completo👇

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.