Avançar para o conteúdo principal

Iluminações Festivas da Romaria d’Agonia 2024 ligadas a partir desta sexta-feira


Quase 10 quilómetros de ruas e avenidas da cidade de Viana do Castelo iluminam-se esta sexta-feira, com o brilho de 700 mil lâmpadas e decorações alusivas às tradições do concelho que marcam a Romaria d’Agonia.

“A iluminação da Romaria d’Agonia pelas principais ruas e avenidas de Viana do Castelo já se tornou também numa atração das nossas festas. Anualmente tentamos trazer novidades, mas há cada vez mais uma preocupação com a sustentabilidade energética, mantendo o impacto
visual”, explica o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino.

Para a iluminação da edição de 2024 da Romaria foi contratada a empresa Teixeira Couto, de Paredes, que além dos motivos de decoração instalou cerca de 700 mil pontos de luz de baixo consumo ao longo de 9.500 metros de via pública.

Um dos destaques da iluminação ligada oficialmente às 21:30 desta sexta-feira continua a ser a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em que foram incluídas “arcadas de luz que invocam as tradições da cidade”, envolvendo a principal artéria da cidade num “ambiente tradicional e acolhedor”.

“Assim como na Praça da República, onde é possível encontrar um chapitô imersivo que chama a si a população e promove o convívio e partilha de emoções”, explica a empresa responsável pela iluminação da cidade.

O processo de iluminação recorre essencialmente a lâmpadas de baixo consumo, bem como uma solução RGB para a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e Praça da República, “criando um ambiente colorido e dinâmico”.

“Damos prioridade ao uso de material reciclado, nomeadamente na utilização do alumínio, ao material 100% reutilizável, à iluminação do tipo LED de baixo consumo e comandada por sistema horário de controlo, para gestão dos períodos de funcionamento e otimização energética”, acrescenta a empresa.

PUBLICAÇÕES MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Veleiro HAI entra em estaleiro de Viana do Castelo

Esta sequência de imagens mostram o momento (26.10.2026) em que o veleiro HAI é retirado da água e colocado em seco no cais da MetaloRep - Construção e Reparação Naval (Doca Seca Engº Duarte Pacheco), em Viana do Castelo. Recorde-se, que o HAI, é o veleiro com bandeira alemã, que encalhou no passado dia 11 de outubro, na foz do rio Minho, em Caminha. 📸 26 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

O Campo d’Agonia já foi assim

Estes tempos já lá vão. Mas ficaram estas fotografias para nos recordar como era o emblemático Campo d’Agonia, em Viana do Castelo, há alguns anos. Consegue encontrar as diferenças?  📸 março 2005 | @olharvianadocastelo

Apaixonados das Harley Davidson convivem em Viana do Castelo

Grupo de “motards” apaixonados pela mítica marca norte-americana de motas Harley Davidson, despertam curiosidade na sua passagem por Viana do Castelo. 📸 24 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Faltam dois meses para o Natal…

Quem resiste à montra desta loja? Alameda 5 de outubro, Viana do Castelo. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Em Viana do Castelo prossegue a montagem das decorações de Natal

Uma das novidades deste ano, a árvore de Natal 3D gigante no Largo de São Domingos, já se encontra instalada. Nesta árvore, haverá espetáculos multimédia com iluminação sincronizada com música. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. 📸 24 outubro 2026 | @olharvianadocastelo