Avançar para o conteúdo principal

Meia centena de artesãos no início da Romaria d’Agonia


Meia centena de artesãos vianenses participam este ano na Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d’Agonia, que abre já na sexta-feira.

A feira, que decorre como habitualmente no Jardim Público da cidade, vai funcionar de 09 e 22 de agosto e antecede o início da Romaria d’Agonia, estando reservada apenas a artesãos do concelho de Viana do Castelo, incluindo na área da gastronomia, alguns a trabalhar ao vivo no recinto.

Haverá ainda animação até 15 de agosto, com as atuações da Escola de Música de Perre, da Tuna de Veteranos, Gente da Borga, do Grupo Cantabunito e do Grupo Triquelitraques, sempre com início marcado para as 21:30.

A Feira de Artesanato vai decorrer de 09 a 13 de agosto das 16:00 às 23:00, passando de 14 a 20 de agosto a ter lugar das 10:00 às 24:00, e nos dias 20 e 21 de agosto encerrará uma hora mais cedo.

A feira, com organização a cargo da VianaFestas, mantém a disposição do ano anterior, com acesso gratuito e com duas zonas diferenciadas entre a gastronomia e o artesanato.

A Feira-Exposição de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917, quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos.

Foto: arquivo / Olhar Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Concentração Motard Viana 2026

Concentração onde são esperados entre 5 a 7 de junho, cerca de 2.500 motards, junto ao monumento a Viana do Castelo, no espaço entre o Castelo de Santiago da Barra e os Estaleiros Navais. Três dias com muita animação, muita música, espetáculos, convívio e espírito motard, com entrada livre. 📸 6 junho 2026 | @olharvianadocastelo

O Mercado dos Descobrimentos vai passar por aqui

Mais um cantinho do centro histórico a preparar-se para receber o Mercado dos Descobrimentos (18 a 21 de junho). Porta Mexia Galvão, um local emblemático e cultural que acolhe ao longo de cada ano diversos eventos na cidade de Viana do Castelo. 📸 junho 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Ruas de Viana coloridas no Dia do Corpo de Deus

A tradição ainda é o que era e tapetes de flores (e não só) voltam a colorir ruas de Viana do Castelo neste Dia do Corpo de Deus. 📸 4 junho 2026 | @olharvianadocastelo