Avançar para o conteúdo principal

“Romaria dos Pequeninos” e Sunset junto ao Lima novidades na Romaria d’Agonia

Uma “Romaria dos Pequeninos” e um “Sunset da Romaria” junto ao rio Lima são novidades da Romaria d’Agonia de 2024, que arranca a 14 de agosto em Viana do Castelo com nove dias de festa que também mantêm intactos os momentos emblemáticos.

No programa da festa deste ano uma das estreias é a “Romaria dos Pequeninos”, no dia 19, com o Jardim da Marina a receber vários ateliês temáticos sobre o ouro, o bordado, o cartaz, o cortejo e os tapetes de sal, que funcionará das 10:30 às 20:00, para crianças e famílias.

Um momento que permitirá aos mais pequenos o contacto com as tradições e a etnografia, que se junta a um Parque Aventura da Romaria, que também estará disponível no mesmo espaço.
“Ao termos alargado os dias do programa também nos possibilita criar mais e diferentesmomentos abrangendo mais públicos. É importante para nós que que as crianças tenham contacto, de uma forma lúdica e divertida, com as tradições de Viana do Castelo”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, associação promotora da Festas da Cidade.

Outra das novidades é o “Sunset da Romaria”, nos 20, 21 e 22 de agosto, das 16:00 às 24:00, no anfiteatro da marina, junto ao rio Lima, com a animação a cargo de nomes Miguel Rendeiro, DJ Vibe e Didiots. 

Um espaço alternativo para quem quiser descontrair , conviver e admirar a beleza natural entre o rio e a montanha na cidade de Viana do Castelo.





MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viana do Castelo acende as luzes de Natal a 7 de novembro de 2026

Foi, esta terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, por unanimidade, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um investimento financeiro na iluminação de Natal semelhante ao dos anos transatos, 200 mil euros, mas com um reforço do número de ruas iluminadas. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. A proposta integra “significativos incrementos”, nomeadamente com implementação dos espetáculos multimédia ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, a colocação da árvore multimédia no Largo de São Domingos, com vista à promoção de uma maior distribuição das pessoas pelas atrações e pelo centro histórico, bem como a inclusão da Rua de Viana, para a dinamização do comércio tradicional neste local. Serão iluminados cerca de quarenta arruamentos do centro histórico. Na A...

Loja da Fábrica da Louça Regional de Viana volta a abrir este fim de semana

Desde junho de 2026, que centenas de pessoas já passaram pela loja da Fábrica da Louça Regional de Viana, situada na Rua da Fábrica, Meadela, Viana do Castelo, para adquirir peças desta emblemática louça. Recorde-se que esta fábrica encerrou e deixou de produzir desde 2006, tendo em stock ainda cerca de um milhão de peças que os atuais proprietários estão a tentar vender. Para o efeito, desde junho deste ano que abrem a loja um fim de semana por mês, até esgotar o stock. Este fim de semana, volta a abrir portas este sábado, dia 3, das 14h00 às 19h00 e no domingo, dia 4, das 10h00 às 13h00. Aproveite o fim de semana e passe por lá!  📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Sexta-feira é dia de Feira Semanal!

Campo d’Agonia  Viana do Castelo  📸 2 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

"VIANA À MESA: 1920-1970". Exposição nos Antigos Paços do Concelho

Uma exposição que nos leva numa viagem pela mesa dos vianenses entre 1920 e 1970. Uma oportunidade para ver como comíamos, onde comíamos, onde nos abastecíamos, em Viana do Castelo durante aquele período, numa iniciativa do Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA. A inauguração da exposição terá lugar no dia 2 de outubro de 2026, às 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), e contará com a presença de José Pacheco Pereira. Pode ser visitada de 2 a 31 de outubro. Nos dias 3 e 17 de outubro, às 11 horas, há visitas guiadas. Uma exposição a não perder. A entrada é livre!

Viana do Castelo de Outros Tempos. Reconhece estes lugares?

Os anos passam, as paisagens e os lugares mudam. Estas fotografias antigas de Viana do Castelo mostram-nos como eram as ruas e as vistas de algumas zonas da cidade. A cidade transformou-se, cresceu, ganhou novos contornos. Consegue encontrar as diferenças?