Avançar para o conteúdo principal

Porque hoje é Dia dos Namorados...

Nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República) está a decorrer a Exposição “Lenços de Amor”, pertencentes à coleção particular de Isabel Campos e do Museu do Traje de Viana do Castelo.

"O lenço de amor ou de namoro, com origem no Minho, surge como promessa e declaração de amor e eram bordados pelas raparigas para oferecer ao seu namorado, mas também encomendados pelos rapazes para oferecer à sua namorada.

Estas mensagens amorosas e de compromisso, não eram escritas em papel, mas bordadas com versos ou quadras, corações, pombas, chaves, cruzes e flores em pequenos pedaços de pano.

Com outras origens, as mensagens de amor continuam representadas em lenços, não bordados, mas pintados ou estampados, com uma forte simbologia afetuosa entre namorados."

📸 14 fev 2025 | Olhar Viana do Castelo








MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viana do Castelo de Outros Tempos

Uma compilação de fotografias de várias zonas da cidade, da década de 60 do século XX. 📸 Espólio Severino Costa | Arquivo Municipal de Viana do Castelo

Amanhã há música no Coreto

O Coreto do Jardim D. Fernando, segundo espaço verde mais antigo da cidade, datado de 1888, vai receber amanhã sexta-feira, 25 de setembro, mais uma edição da  “À Sexta no Coreto”.  A iniciativa “À Sexta no Coreto” realiza-se na última sexta-feira de cada mês, das 18h00 às 20h00, tendo como palco o coreto do Jardim D. Fernando. Amanhã, o momento musical será assegurado pela banda vianense COISA MANSA. A organização desta atividade está a cargo da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, em parceria com a Associação Oficina com Pinta. A entrada é livre. 📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Um ano de TUViana. O balanço em números

O TUViana é o sistema de transportes urbanos de Viana do Castelo, que entrou em funcionamento no dia 23 de setembro de 2025.  No balanço de um ano de operação, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, fez um balanço “extremamente positivo”, considerando que foi “a decisão mais acertada e assertiva que o Município tomou nos últimos anos”. > Tansportou neste período, mais de 750 mil passageiros; > A média diária de passageiros, nos dias úteis, ascende a 3.000 pessoas; > Neste momento, o TUViana conta com 5.600 passes entregues; > Foi o primeiro município, a nível nacional, a ter um serviço público de transportes com uma frota exclusivamente elétrica e sustentável; > Face aos custos em crescendo dos combustíveis, a poupança estimada com o serviço TUViana pode ascender a 700 mil euros ou 1 milhão de euros por ano; > A Linha 7 (Santa Marta via Samonde) é a linha com variação média de passageiros mais elevada, transportando cerca de 450 pessoas ...

A mirar Viana do Castelo

Miradouro de Santa Luzia  📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Já visitou a “EXPOSIÇÃO DE TRAJES - Vestir Reciclado”?

Uma oportunidade para ver os trajes de tecidos reciclados que foram exibidos no Concurso Vestir Reciclado, no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, numa iniciativa da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo.  Para ver nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), até 27 de setembro. 📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo