Avançar para o conteúdo principal

Viana abriu oficialmente as suas portas à Capital da Cultura do Eixo Atlântico

Realizou-se ontem, 17 de fevereiro, a cerimónia oficial de abertura de "Viana do Castelo, Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025".

O Centro Cultural da cidade acolheu o espetáculo de abertura intitulado "Mar Adentro”, uma proposta cénica, que misturou dança, voz e música. Criado e dirigido pelo artista português Daniel Pereira Cristo, o concerto contou com a direção artística e musical de Hélder Costa. Em palco estiveram cerca de uma centena de participantes provenientes da ARTEAM, AGFAM, EVIC, Teatro do Noroeste e ainda da artista vianense Malva e da participação especial do artista galego Xabier Díaz.

“Mar Adentro” é um tributo à força cultural de Viana do Castelo e de toda a região do Eixo Atlântico. Um espetáculo singular onde a cultura é um mar aberto de possibilidades e encontros.

📸 17 fev 2025 | Olhar Viana do Castelo







MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Bem-vinda, primavera!

A primavera, a estação mais colorida e florida do ano, começa esta sexta-feira, 20 de março. Começa com céu encoberto e alguns chuviscos em Viana do Castelo. Mas há boas notícias, está prevista uma melhoria do estado do tempo já a partir de amanhã. É durante esta estação do ano que jardins e espaços verdes da cidade ganham um colorido especial. 📸 20 março 2026 | @olharvianadocastelo

Reabilitação em vez da demolição

A opção de reabilitar em vez de demolir, preserva a história e o charme arquitetónico original desta habitação antiga em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Esteve vários anos devoluta e degradada. Ainda está em obra, mas já dá para imaginar como vai ficar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelom 📸 abril 2021 | @olharvianadocastelo  📸 janeiro 2010 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Farol de Montedor faz hoje 116 anos

Localizado no lugar de Montedor, na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo, é composto por uma torre de 28 metros de altura e a sua luz tem um alcance luminoso de 22 milhas náuticas, aproximadamente 40 quilómetros. Está situado a uma altitude de 103 metros acima do nível médio das águas do mar. Entrou em funcionamento no dia 20 de março de 1910. Parabéns ao Farol de Montedor que guarda mais de um século de história e que todos os dias ilumina o caminho de quem anda no Mar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Fim do dia à beira-mar

Praia Norte Viana do Castelo  📸 18 março 2026 | @olharvianadocastelo