Avançar para o conteúdo principal

Romaria d'Agonia destaca-se na FIA com Coração de Viana de 80 quilos e 4 metros


A Vianafestas, Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo marca presença na edição deste ano da Feira Internacional de Artesanato (FIA), para promover a Romaria de Nossa Senhora da Agonia, mostrando o melhor da maior Romaria de Portugal, que decorre de 28 de junho a 6 de julho, no Pavilhão 1 da FIL, em Lisboa.

O stand da VianaFestas será uma verdadeira montra do património vianense e contará com algumas das peças mais emblemáticas da festa, com destaque para um Coração de Viana gigante suspenso, com quatro metros de comprimento e 80 quilos, que acolherá os visitantes. Inserida no stand estará também uma pequena exposição das "peças de ouro" - criações em corda folheadas a ouro que integraram o Cortejo Histórico-Etnográfico ao longo dos últimos anos e que se assumem como verdadeiros ícones da tradição de "ourar" em Viana do Castelo.

Estas peças, idealizadas e totalmente construídas pelos funcionários dos armazéns do Município de Viana do Castelo, reinterpretam de forma artística e monumental a ourivesaria tradicional portuguesa. Entre elas, destaca-se um coração em corda dourada, com 2,40 metros de altura e 1,50 metros de largura; também uma custódia, com 2,80 metros de altura por 1,30 metros de largura; uma cruz de Malta com 1,90 metros de altura e 1,75 metros de largura; e ainda dois corações — um direito e um esquerdo - ambos com 1,70 metros de altura e 1,20 metros de largura.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Feira Medieval de Viana do Castelo

Às ruas do centro histórico de Viana do Castelo, onde decorre desde a passada quinta-feira a Feira Medieval , tem acorrido muita gente para apreciar e usufruir dum ambiente medieval, com a recriação de festas, sons, cheiros e sabores de tempos bem longínquos. Se ainda não visitou esta Feira, tem até domingo dia 13, a oportunidade de se deliciar com este ambiente de sabor medieval enquadrado no cenário do centro histórico de Viana do Castelo.

Romaria d’Agonia 2025: Cartaz já foi apresentado

Este é o cartaz oficial da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2025. A apresentação decorreu na Praça 1.° de Maio, em Viana do Castelo, na manhã deste sábado, 31 de maio. Autor - Fotografia : Ricardo Sousa  Designer: Ricardo Ferreira  Mordoma: Bruna Torres

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Cartaz da Romaria d'Agonia 2025 conhecido a 31 de maio

A apresentação do Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia do corrente ano, terá lugar na Praça 1.° de Maio, em Viana do Castelo, no próximo dia 31 de maio, sábado, pelas 10h00. A Mordoma do Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2025, foi escolhida num evento que teve lugar no dia 07 de março, no Teatro Municipal Sá de Miranda. Trata-se de Bruna Torre, de 17 anos de idade, natural de Viana do Castelo. A mordoma do cartaz foi escolhida por um júri, entre 20 finalistas selecionadas (Contudo, devido a imprevistos de última hora, duas das jovens tiveram que desistir). Escolhido o rosto do cartaz da Romaria de 2025, a VianaFestas e a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia convidou 3 fotógrafos, que apresentaram cada um, uma proposta, na qual figura a jovem mordoma. A Romaria d'Agonia vai decorrer este ano, durante nove dias, de 12 a 20 de agosto. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo