Avançar para o conteúdo principal

Romaria d'Agonia destaca-se na FIA com Coração de Viana de 80 quilos e 4 metros


A Vianafestas, Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo marca presença na edição deste ano da Feira Internacional de Artesanato (FIA), para promover a Romaria de Nossa Senhora da Agonia, mostrando o melhor da maior Romaria de Portugal, que decorre de 28 de junho a 6 de julho, no Pavilhão 1 da FIL, em Lisboa.

O stand da VianaFestas será uma verdadeira montra do património vianense e contará com algumas das peças mais emblemáticas da festa, com destaque para um Coração de Viana gigante suspenso, com quatro metros de comprimento e 80 quilos, que acolherá os visitantes. Inserida no stand estará também uma pequena exposição das "peças de ouro" - criações em corda folheadas a ouro que integraram o Cortejo Histórico-Etnográfico ao longo dos últimos anos e que se assumem como verdadeiros ícones da tradição de "ourar" em Viana do Castelo.

Estas peças, idealizadas e totalmente construídas pelos funcionários dos armazéns do Município de Viana do Castelo, reinterpretam de forma artística e monumental a ourivesaria tradicional portuguesa. Entre elas, destaca-se um coração em corda dourada, com 2,40 metros de altura e 1,50 metros de largura; também uma custódia, com 2,80 metros de altura por 1,30 metros de largura; uma cruz de Malta com 1,90 metros de altura e 1,75 metros de largura; e ainda dois corações — um direito e um esquerdo - ambos com 1,70 metros de altura e 1,20 metros de largura.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Ponte Eiffel, em Viana, faz 141 anos

Feita em ferro e desenhada no gabinete de Gustave Eiffel, a ponte que liga as duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada a 30 de junho de 1878, tendo sido construída para substituir a antiga e precária ponte de madeira. A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) A Ponte Eiffel de Viana do Castelo (1930/1940)

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.