Avançar para o conteúdo principal

Polémica com Desfile da Mordomia da Romaria d’Agonia 2025 origina emissão de comunicado da VianaFestas - Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo


O comunicado na íntegra:

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA – 08/08/2025
Está a haver um aproveitamento político inadmissível relativamente às festas de Nossa Senhora d’Agonia, de pendor extremista, que utiliza as redes sociais, para disseminar mentiras, deturpar os factos e instigar ao
ressentimento e ao ódio, aproveitando-se de pontuais dificuldades ou erros de pessoas que só querem viver as festas, como sempre o fizeram.

Com eleições autárquicas a dois meses de distância, o objetivo é claro e visa desinformar e manipular as pessoas e o natural sentimento de pertença à festa, que é de facto de todos, mas que tem organização.

Desde o primeiro momento que ouvimos as pessoas, porque a festa, repetimos, é de todos como coletivo. Não de quem tenta fazer aproveitamento político da frustração, que está a ser instigada.

Sentimos as dificuldades, a tristeza de algumas das pessoas, que também admitiram erros e dificuldades no processo de inscrição.

As festas em honra de Nossa Senhora d’ Agonia têm devoção à Virgem, têm fé e tradição. Não têm política!

A VianaFestas – Associação para a promoção das festas da cidade, através da Comissão de Festas da Senhora d’ Agonia, trabalha, empenhadamente, ano após ano, e, em articulação com diversas instituições civis e religiosas da sociedade, e com cerca de 6 mil pessoas, na sua generalidade voluntários, nos vários destaques da festa, contribuindo para a alcançar a projeção que tem, com cerca de um milhão e duzentas mil pessoas que visitam Viana do Castelo durante esse período.

Há ganhos económicos notáveis para a economia da cidade e do concelho e para aumento da notoriedade da cidade – 3.ª cidade mais acolhedora do mundo, pela Booking, em 2024 e 2.ª cidade portuguesa com maior reputação turística, segundo o estudo RepScore da consultora OnStrategy.

Intangíveis, por outro lado, são os ganhos da mobilização, vivência das festas e de sentimento de pertença, que fazem de Viana do Castelo uma cidade com uma identidade cultural única em Portugal.

Em 2025, à semelhança do passado, foi amplamente publicitado, através da imprensa e redes sociais, a abertura das inscrições para o Desfile da Mordomia e as regras de participação.

Face ao histórico dos últimos anos, foi definido um limite de 1.000 participantes, para garantir organização, a duração do desfile, a segurança e a dignidade na participação. A afluência foi avassaladora e, em 2 dias, 20 horas e 10 minutos foi atingido o limite definido.

Recordamos, apesar das dificuldades e erros no processo, de preocupação legítima, o certo é que rapidamente 1.000 pessoas se registaram corretamente.

Foi também divulgada a síntese das inscrições (922 de Portugal – 784 – distrito de Viana do Castelo, 138 de outros distritos e 78 do estrangeiro.

Contrariamente ao que foi propalado nos últimos dias, cerca de 80% das inscrições recebidas foram oriundas de Viana do Castelo.

Após verificação e validação, foram rejeitadas 32 inscrições por não cumprirem os critérios estabelecidos. A organização decidiu abrir período suplementar para 32 vagas, que foram rapidamente preenchidas. Verificou-se que cerca de 300 pessoas tentativas de acesso à plataforma de inscrição em poucos minutos.

Várias pessoas contactarem a Vianafestas e, de forma correta, deram conta de não terem conseguido fazer a inscrição por ter-se atingido o limite definido, manifestando, algumas delas, vontade de continuar a participar, como já o fizeram no passado.

As festas têm uma organização necessária para que se realizem e aconteçam de forma harmoniosa e segura e sabemos que há um forte vínculo afetivo, dos vianenses residentes e na diáspora, em relação às festas.

Humanamente, compreendemos a insatisfação de quem não tenha conseguido inscrever-se bem como, os apelos sentidos que recebemos para a participação no Desfile da Mordomia. Admitindo que este ano o volume de inscrições ultrapassou todas as expetativas.

Nesse sentido, a Direção da VianaFestas avaliou a situação e decidiu, excecionalmente, abrir 76 vagas adicionais, que correspondem ao número de pessoas que de forma oficial comunicaram não ter conseguido fazer a inscrição. Cada uma destas pessoas irá receber um link próprio, intransmissível para inserir os seus dados.

Mantêm-se as regras de participação e da triagem que é feita para o seu cumprimento.

Repudiamos os comportamentos dos que têm difamado todas as pessoas que trabalham para a boa organização das festas e difundido mentiras, procurando semear a discórdia na comunidade, que faz e vive a festa, considerada a Maior Romaria de Portugal.

Reiteramos o nosso compromisso com o sucesso das Festas em honra de Nossa Senhora d’ Agonia e a nossa determinação em continuar a aperfeiçoar a sua organização.

Viana do Castelo, 8 de agosto de 2025
A Direção da Vianafestas – Associação Promotora das Festas da Cidade

📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Uma paisagem em despedida

Em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo ainda persistem “nódoas” na paisagem que contrastam com a envolvência.  É o caso do antigo edifício da Empresa de Pesca de Viana (ver foto), que se encontra degradado e devoluto há décadas, no largo Maestro José Pedro. Muito recentemente (julho 2025), a construtora vianense Baltor - Engenharia e Construção, apresentou um projeto que prevê uma intervenção neste edifício que vai mudar o seu aspeto decadente e degradado. O edifício, que durante muitos anos esteve ligado à indústria da pesca e da transformação do bacalhau, será o "Edifício das Pescas" que, depois de reabilitado, vai dar lugar a cerca de 55 frações habitacionais. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Em contagem decrescente para o Natal

Viana do Castelo continua a engalanar-se para receber o Natal. 📸 20 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

A expectativa acabou

O emblemático café Moderno, situado na rua de Aveiro, em Viana do Castelo, e encerrado há alguns anos, não voltará a abrir, vai funcionar no seu lugar um estabelecimento comercial dedicado a outro ramo de atividade. A expectativa foi criada quando a FIGS, Arquitectos Associados Lda., em 2022, apresentou na sua página do Facebook o projeto de reabilitação do icónico Café Moderno (ver AQUI ). Mais um café de referência da cidade de Viana do Castelo que se perde. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

A mais recente construção dos estaleiros navais WestSea

Ao início da tarde desta quinta-feira (23), o Star Seeker, o quinto navio da série Explorer, a sair para provas de mar dos estaleiros navais WestSea, em Viana do Castelo, onde está a ser construído. Está quase pronto, cerca de mais um mês e partirá de vez. 📸 23 outubro 2025 | @olharvianadocastelo