Polémica com Desfile da Mordomia da Romaria d’Agonia 2025 origina emissão de comunicado da VianaFestas - Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo
O comunicado na íntegra:
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA – 08/08/2025
Está a haver um aproveitamento político inadmissível relativamente às festas de Nossa Senhora d’Agonia, de pendor extremista, que utiliza as redes sociais, para disseminar mentiras, deturpar os factos e instigar ao
ressentimento e ao ódio, aproveitando-se de pontuais dificuldades ou erros de pessoas que só querem viver as festas, como sempre o fizeram.
Com eleições autárquicas a dois meses de distância, o objetivo é claro e visa desinformar e manipular as pessoas e o natural sentimento de pertença à festa, que é de facto de todos, mas que tem organização.
Desde o primeiro momento que ouvimos as pessoas, porque a festa, repetimos, é de todos como coletivo. Não de quem tenta fazer aproveitamento político da frustração, que está a ser instigada.
Sentimos as dificuldades, a tristeza de algumas das pessoas, que também admitiram erros e dificuldades no processo de inscrição.
As festas em honra de Nossa Senhora d’ Agonia têm devoção à Virgem, têm fé e tradição. Não têm política!
A VianaFestas – Associação para a promoção das festas da cidade, através da Comissão de Festas da Senhora d’ Agonia, trabalha, empenhadamente, ano após ano, e, em articulação com diversas instituições civis e religiosas da sociedade, e com cerca de 6 mil pessoas, na sua generalidade voluntários, nos vários destaques da festa, contribuindo para a alcançar a projeção que tem, com cerca de um milhão e duzentas mil pessoas que visitam Viana do Castelo durante esse período.
Há ganhos económicos notáveis para a economia da cidade e do concelho e para aumento da notoriedade da cidade – 3.ª cidade mais acolhedora do mundo, pela Booking, em 2024 e 2.ª cidade portuguesa com maior reputação turística, segundo o estudo RepScore da consultora OnStrategy.
Intangíveis, por outro lado, são os ganhos da mobilização, vivência das festas e de sentimento de pertença, que fazem de Viana do Castelo uma cidade com uma identidade cultural única em Portugal.
Em 2025, à semelhança do passado, foi amplamente publicitado, através da imprensa e redes sociais, a abertura das inscrições para o Desfile da Mordomia e as regras de participação.
Face ao histórico dos últimos anos, foi definido um limite de 1.000 participantes, para garantir organização, a duração do desfile, a segurança e a dignidade na participação. A afluência foi avassaladora e, em 2 dias, 20 horas e 10 minutos foi atingido o limite definido.
Recordamos, apesar das dificuldades e erros no processo, de preocupação legítima, o certo é que rapidamente 1.000 pessoas se registaram corretamente.
Foi também divulgada a síntese das inscrições (922 de Portugal – 784 – distrito de Viana do Castelo, 138 de outros distritos e 78 do estrangeiro.
Contrariamente ao que foi propalado nos últimos dias, cerca de 80% das inscrições recebidas foram oriundas de Viana do Castelo.
Após verificação e validação, foram rejeitadas 32 inscrições por não cumprirem os critérios estabelecidos. A organização decidiu abrir período suplementar para 32 vagas, que foram rapidamente preenchidas. Verificou-se que cerca de 300 pessoas tentativas de acesso à plataforma de inscrição em poucos minutos.
Várias pessoas contactarem a Vianafestas e, de forma correta, deram conta de não terem conseguido fazer a inscrição por ter-se atingido o limite definido, manifestando, algumas delas, vontade de continuar a participar, como já o fizeram no passado.
As festas têm uma organização necessária para que se realizem e aconteçam de forma harmoniosa e segura e sabemos que há um forte vínculo afetivo, dos vianenses residentes e na diáspora, em relação às festas.
Humanamente, compreendemos a insatisfação de quem não tenha conseguido inscrever-se bem como, os apelos sentidos que recebemos para a participação no Desfile da Mordomia. Admitindo que este ano o volume de inscrições ultrapassou todas as expetativas.
Nesse sentido, a Direção da VianaFestas avaliou a situação e decidiu, excecionalmente, abrir 76 vagas adicionais, que correspondem ao número de pessoas que de forma oficial comunicaram não ter conseguido fazer a inscrição. Cada uma destas pessoas irá receber um link próprio, intransmissível para inserir os seus dados.
Mantêm-se as regras de participação e da triagem que é feita para o seu cumprimento.
Repudiamos os comportamentos dos que têm difamado todas as pessoas que trabalham para a boa organização das festas e difundido mentiras, procurando semear a discórdia na comunidade, que faz e vive a festa, considerada a Maior Romaria de Portugal.
Reiteramos o nosso compromisso com o sucesso das Festas em honra de Nossa Senhora d’ Agonia e a nossa determinação em continuar a aperfeiçoar a sua organização.
Viana do Castelo, 8 de agosto de 2025
A Direção da Vianafestas – Associação Promotora das Festas da Cidade
📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo
.jpeg)