Avançar para o conteúdo principal

Privados vianenses vão gerir mais de metade da marginal da cidade e investir seis milhões de euros

A marginal de Viana do Castelo pode estar à beira de uma profunda remodelação e despertar definitivo para a ligação ao mar. A convicção é dos responsáveis da sociedade “Real Iate de Viana”, que acaba de ser escolhida pela Administração do Porto de Mar de Viana do Castelo para receber a concessão da rede de marinas da cidade, ou seja o equivalente a 60% da marginal do rio Lima. Está já definido um investimento de perto de seis milhões de euros para tornar a rede de duas marinas existentes (a montante e jusante da ponte Eiffel) e a futura Marina Atlântica, num “ponto de referência” tendo em conta o turismo náutico oriundo do Norte da Europa.
O projecto prevê intervenções em terra, valorização e apetrechamento dos planos de água e instalação de novos equipamentos. Este grupo de vianenses ligados à náutica de recreio acabou por vencer o concurso aberto pela administração portuária batendo a proposta de consórcio espanhol. Rui Martins, um dos promotores do projecto vencedor, garante que agora começará a negociar as bases da concessão com a administração portuária, o qual “será gerido por gente de Viana do Castelo”, tendo como base o desejo de “abrir portas a pessoas individuais e empresas com sede em Viana”. Um dos aspectos mais importantes do projecto que agora vai começar a ser lançado passa pela reactivação da antiga Doca Seca Eng.º Duarte Pacheco, no ramo da manutenção e reparação naval para agregar ao pólo naval já representado pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Sublinha a capacidade do equipamento para receber, em doca seca, embarcações com até 100 metros de comprimento. Ou seja, desde mega-iates, a todo o tipo de rebocadores, embarcações de pesca de todas as dimensões, arrastões costeiros e “grande parte dos navios da nossa Armada”. Além do reforço e apoio à prática da náutica de recreio com base em Viana do Castelo, o projecto do “Real Iate de Viana” prevê a disponibilização entre 500 a 600 postos de atracagem para pequenas embarcações, praticamente o dobro do actual. “Baseado na promoção fora de portas, queremos aproveitar o facto de Viana ser o primeiro porto de recreio nacional como base de referência inclusivamente para colocar aqui, no inverno, as frotas internacionais”, rematou Rui Martins.

Fonte: Rádio Geice, de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

As tasquinhas e os carros da Rampa

Rampa de Santa Luzia  Viana do Castelo  📸 26 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Amanhã há música no Coreto

O Coreto do Jardim D. Fernando, segundo espaço verde mais antigo da cidade, datado de 1888, vai receber amanhã sexta-feira, 25 de setembro, mais uma edição da  “À Sexta no Coreto”.  A iniciativa “À Sexta no Coreto” realiza-se na última sexta-feira de cada mês, das 18h00 às 20h00, tendo como palco o coreto do Jardim D. Fernando. Amanhã, o momento musical será assegurado pela banda vianense COISA MANSA. A organização desta atividade está a cargo da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, em parceria com a Associação Oficina com Pinta. A entrada é livre. 📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

"VIANA À MESA: 1920-1970". Exposição nos Antigos Paços do Concelho

Uma exposição que nos leva numa viagem pela mesa dos vianenses entre 1920 e 1970. Uma oportunidade para ver como comíamos, onde comíamos, onde nos abastecíamos, em Viana do Castelo durante aquele período, numa iniciativa do Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA. A inauguração da exposição terá lugar no dia 2 de outubro de 2026, às 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), e contará com a presença de José Pacheco Pereira. Pode ser visitada de 2 a 31 de outubro. Nos dias 3 e 17 de outubro, às 11 horas, há visitas guiadas. Uma exposição a não perder. A entrada é livre!

Viana do Castelo de Outros Tempos

Uma compilação de fotografias de várias zonas da cidade, da década de 60 do século XX. 📸 Espólio Severino Costa | Arquivo Municipal de Viana do Castelo

Já visitou a “EXPOSIÇÃO DE TRAJES - Vestir Reciclado”?

Uma oportunidade para ver os trajes de tecidos reciclados que foram exibidos no Concurso Vestir Reciclado, no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, numa iniciativa da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo.  Para ver nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), até 27 de setembro. 📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo