Avançar para o conteúdo principal

Sé de Viana do Castelo

A Sé de Viana é o primeiro capítulo do enorme desenvolvimento de Viana da Foz do Lima durante os últimos tempos da Idade Média e o primeiro século da Modernidade. A sua construção iniciou-se em 1400, já sob o signo da dinastia de Avis e como marca de autoridade do novo monarca. Concluiu-se em 1433, depois de três décadas de trabalhos, ao que tudo indica sem interrupções, que revelam o desafogo económico e a constância de recursos para aqui canalizados. Contudo, as obras ter-se-ão arrastado ainda por algum tempo, pois em 1439 faltava ainda terminar uma das torres.
No século XVI, em pleno período áureo de Viana, a igreja foi alvo de numerosos melhoramentos e, mais importante, da instituição de várias capelas privadas, com função funerária. Destas, destaca-se a capela dos Camaridos.
A capela dos Mareantes (a mais importante no século XVI) e a do Senhora da Cana Verde, construída por João Lopes já sob o signo do Maneirismo, provam como o espaço não cessou de ser enriquecido. Nos inícios do século XVIII, sob o impulso do enérgico arcebispo bracarense D. Rodrigo de Moura Teles, teve lugar uma campanha barroca de que resta, por exemplo, o aspecto geral da capela-mor, datada de 1713. Mas a história da Matriz de Viana conta também com momentos de destruição, como os incêndios de 1656 e 1809. Este último obrigou ao encerramento da igreja durante quase trinta anos, reabrindo finalmente em 1835.
Texto retirado do site: www.ippar.pt











MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Intervenção na ponte móvel da marina de Viana, entrou na fase final

A ponte móvel pedonal localizada na margem direita do rio Lima, na entrada da marina de Viana do Castelo está inoperacional há mais de 2 anos. Presentemente, está em fase final a intervenção na ponte (e respetivos acessos) que teve início há cerca de seis meses. Inaugurada em 2007, esta travessia tem sofrido avarias constantes ao longo da sua existência. Espera-se que esta intervenção garanta a operacionalidade da infraestrutura a longo prazo.  A ponte está dotada da possibilidade de rotação de forma a permitir não só a passagem de peões (em posição fechada) mas também das embarcações (em posição aberta).  📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo

O segundo espaço verde mais antigo da cidade

Criado em 1888, de forma triangular com 5.500m2 Jardim D. Fernando  Praça General Barbosa Monserrate, Viana do Castelo 📸 14 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Já visitou a Feira do Vinil?

Começou hoje nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), com a presença de oito expositores. A entrada é livre! 18 de abril, das 14h00 às 20h00 e das 21h00 às 24h00 19 de abril, das 11h00 às 18h00  Hoje, 18 de abril, entre as 22h00 e as 24h00 a animação estará a cargo do DJ Victor Coutinho. Esta 1ª edição da Feira do Vinil em Viana do Castelo contará também com uma “Street Food” na Porta Mexia Galvão (traseiras dos Antigos Paços do Concelho). 📸 18 abril 2026 | @olharvianadocastelo