Avançar para o conteúdo principal

Seminário SAFESEA: "Capturas acidentais de Cetáceos. Cenário Actual e Medidas de Mitigação"

Seminário Safesea a realizar nos dias 16 e 17 de Janeiro de 2010, no Forte de Santiago da Barra em Viana do Castelo.

A captura acidental de cetáceos é um problema global com repercussões quer ao nível da conservação de espécies ameaçadas quer ao nível da economia do sector pesqueiro. Contudo a informação sobre as potenciais consequências deste problema é insuficiente em muitos países e em inúmeras zonas de pesca.

O Projecto SafeSea debruça-se sobre esta temática pela primeira vez em Portugal, testando diferentes medidas de mitigação que podem contribuir para a redução deste problema.

O presente seminário pretende informar a comunidade piscatória sobre os esforços já desenvolvidos neste projecto bem como divulgar os primeiros resultados. Este seminário pretende ainda apresentar a todas as partes interessadas (usuários do meio marinho, governantes, investigadores, indústria, etc.) uma perspectiva global da investigação científica desenvolvida no estudo das causas e consequências das capturas acidentais, bem como possíveis soluções que contribuam para a mitigação deste problema.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A Praça da República ganhou hoje uma nova pastelaria

A 31 de agosto de 2020, Viana do Castelo e os vianenses diziam adeus à icónica Pastelaria Caravela, localizada em plena Praça da República. Quase quatro anos depois do encerramento deste famoso estabelecimento que durante décadas marcou a vivência de várias gerações de vianenses, outro reabriu no mesmo espaço. Às 08h00 desta sexta-feira, 5 de julho, abriram-se novamente as portas a uma nova pastelaria, a RIVIERA VIANA, que se espera venha dar “vida” à principal Praça da cidade.

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Será motivo para preocupação?

A pastelaria RIVIERA, de portas abertas desde 5 de julho de 2024 na Praça da República de Viana do Castelo, tem afixado nas suas portas o aviso:  “Estimados clientes, a partir do dia 8/09 ao dia 22/09 estaremos encerrados para férias. Obrigado, A Gerência” Acontece, que até hoje 6 de outubro, ainda continua fechada. São muitos os vianenses que estranham o estabelecimento continuar fechado e param para ver o que está escrito no aviso. Recorde-se, que a 31 de agosto de 2020, Viana do Castelo e os vianenses diziam adeus à icónica Pastelaria Caravela, localizada em plena Praça da República. Quase quatro anos depois do encerramento deste famoso estabelecimento, que durante décadas marcou a vivência de várias gerações de vianenses, outro reabriu no mesmo espaço. A 5 de julho de 2024 abria portas a pastelaria RIVIERA que veio dar “vida” à principal Praça da cidade. Pode ver fotos da pastelaria RIVIERA no dia da inauguração  AQUI . 📸 6 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Já visitou a exposição "Aconteceu em Viana 1925/1950"?

Uma oportunidade para ver a partir de folhetos, diversas atividades culturais e de lazer, que Viana do Castelo viveu no período compreendido entre 1925/1950, numa organização do Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA. Pode ser vista nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), até 26 de outubro. Esta exposição - "Aconteceu em Viana 1925/1950"- foi construída a partir de folhetos (veja abaixo alguns) balizados entre os anos referidos, por ser um período de reconfiguração e consolidação da vida social e cultural vianense e portuguesa, recorrendo ao Arquivo Municipal de Viana do Castelo e a arquivos particulares, para a obtenção do material exposto. A título de curiosidade, a aposição de selos fiscais em alguns dos documentos apresentados deve-se ao necessário pagamento de imposto de espetáculo. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo