Avançar para o conteúdo principal

Viana: Ministério inicia obras no edifício das Finanças na Praça da Liberdade

Apesar de o Ministério das Finanças já ter pago quase 91 mil euros à Câmara de Viana do Castelo pelo arrendamento do edifício destinado à repartição de finanças na Praça da Liberdade, as obras de adaptação deverão começar já em Janeiro e durante o último trimestre de 2010 deverá ser feita a mudança, anunciou José Maria Costa. Com o início das obras previstas para arrancarem em Janeiro, o presidente da câmara municipal de Viana do Castelo acredita de até ao final do ano a repartição de finanças estará a funcionar no novo edifício. Mas o contrato de arrendamento rés-do-chão do edifício nascente da Praça da Liberdade foi assinado em Fevereiro.

O espaço, com 846.20 metros quadrados, garante à Câmara uma renda anual de 91 mil euros. Este contrato de arrendamento foi o segundo efectuado para a ocupação dos dois edifícios administrativos situados na Praça da Liberdade, desenhados pelo arquitecto Fernando Távora. A mudança do tribunal de trabalho já dura há mais tempo e para além dos 300 mil euros que o ministério já pagou pelas pelas instalações que continuam vagas, o assunto tem causado revolta aos funcionários que estão em instalações degradadas há mais de uma década, mas supostamente seria um processo provisório. José Maria Costa explicou que, a autarquia está a fazer pressão junto da justiça para que as obras de reabilitação arranquem também no edifico que irá receber o tribunal de trabalho de Viana do Castelo. A Repartição de Finanças de Viana do Castelo está actualmente num edifício camarário, que será transformado para acolher o Serviço de Atendimento ao Munícipe. Na Praça da Liberdade ficarão a repartição de finanças, o Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo e as Conservatórias do Registo Civil e Predial, num espaço com uma área bruta de 1.567 metros quadrados. Situada junto ao Rio Lima, a Praça da Liberdade, uma das últimas obras do arquitecto Fernando Távora, "partilha" o fundo da Avenida dos Combatentes com a Biblioteca Municipal, desenhada por Siza Vieira. No mesmo local, deverá nascer o Coliseu, um pavilhão multiusos da autoria de Souto Moura.

Fonte: Rádio Geice, de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo