Avançar para o conteúdo principal

Intervenção de rua «Para a Senhora Passar» na Ribeira de Viana do Castelo

A zona da Ribeira de Viana do Castelo vai ser alvo de uma intervenção de rua, inserida no projecto «Celebração da Cultura Costeira».

"PARA A SENHORA PASSAR é uma expressão que ouvimos na boca de muitos dos moradores quando explicam porque razão se empenham na dura e criativa tarefa de decorar as ruas do bairro da Ribeira, onde passa a procissão da sua padroeira, a Nossa Senhora d’ Agonia. Por isso a escolhemos para designar a extensão experimental do CCC e a que se associou a Câmara Municipal de Viana do Castelo, para esta iniciativa, no bairro de Monserrate.
Neste caso, a intervenção de rua (que ficará disponível até Outubro de modo a que possa ser estudada/trabalhada, também, por professores e alunos) é fruto de uma acção de muito curta duração, alicerçada em entrevistas semi-abertas a alguns dos responsáveis actuais das ruas por onde passa a Procissão ao Mar (organizada, desde 1968, de forma autónoma da procissão Solene da Senhora da Agonia, padroeira dos pescadores) e a outras pessoas da comunidade ligadas à vida do mar. Este material foi complementado por registos visuais, notas de moradores e outras fontes documentais, nomeadamente o arquivo da Junta de Freguesia, números antigos de jornais locais e um conjunto de fotografias históricas de Manuel Fontes - que nos foi dado a conhecer, em primeira mão, por Gualberto Boa-Morte, que é autor de muitas das fotos cedidas pelos moradores. As imagens de Rui Carvalho, chamando a atenção para detalhes e pormenores ou proporcionando perspectivas distintas do bairro em festa, são complemento indispensável.
O fio condutor da intervenção de rua leva-nos do cais (antiga lota) e campo do castelo até à Igreja de S. Domingos, integra um audiovisual no interior de um armazém que espera novo uso e prolonga-se pelas cinco ruas que formam o itinerário terrestre da Procissão ao Mar. Esta é uma primeira iniciativa de um processo, cujo núcleo passa por uma equipa interdepartamental da CMVC e integra elementos da comunidade piscatória ou a ela ligada por laços de sangue.
O projecto visa reforçar localmente práticas de reflexão em torno da herança cultural das pessoas e comunidades que vivem à borda de água, envolvendo-as num processo de tomada de consciência da cultura que criaram e da importância da sua salvaguarda e transmissão, homenageando, ao mesmo tempo, os que se empenham nessas tarefas. O material recolhido será posteriormente tratado e integrará a base de dados, ficando disponível para uso público.
Cada rua tem um método e um temperamento, experiências acumuladas que ficam gravadas na retina e nos gestos, mas também acidentes, mudanças e transformações. Cada rua vive o ano entre procissões a seu modo… uns sempre com os tapetes em mente, outros deixando que a ideia já semeada possa germinar sem controlo. É deste processo que fala esta intervenção de rua que se faz em simultâneo com a recolha de material para novo modo de olhar a procissão ao mar. Obrigado a todos os que colaboraram nestes trabalhos."


Inserida nesta intervenção, vai ser inaugurada a exposição "PARA A SENHORA PASSAR" no antigo armazém do Forpescas, no Cais da Ribeira, pelas 18H00, do dia 19 de Agosto de 2010.
Paralelamente, foram espalhados por várias ruas da Ribeira de Viana, diversos painéis repletos de fotografias e relatos recolhidos por entre os moradores.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Sabe o que vai acontecer de 20 a 28 de abril?

É o “ LER EM VIANA – Festa do Livro e das Artes ”, iniciativa que integra a 44ª FEIRA DO LIVRO . Durante 9 dias, predominantemente no Centro Cultural de Viana do Castelo (algumas iniciativas vão decorrer no edifício dos Antigos Paços do Concelho e na Biblioteca Municipal) vai acontecer uma programação rica e diversificada, contemplando uma exposição sobre o 25 de abril de 1974, sessões de lançamento de livros, conferências, oficinas, encontro com escritores, cientistas e artistas, espetáculos, teatro, concertos e a 44ª Feira do Livro, com 32 expositores, que estará disponível todos os dias, das 14h30 às 23h30, com entrada gratuita. Para os concertos, a lotação máxima é de 300 lugares. Os bilhetes têm um custo de 5 euros. Toda a programação AQUI .

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. NOTA: Por deliberação da comissão organizadora das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, o Desfile da Mordomia, agendado inicialmente para quinta-feira, 15 de agosto, transitou para sexta-feira, dia 16, à mesma hora. (Publicação atualizada em 24 de abril de 2024) Pode consultar o programa oficial AQUI .

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.