Avançar para o conteúdo principal

Centro de Dia e Apoio Domiciliário da Associação de Reformados e Pensionistas abre até fim do ano

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, visitou hoje as obras do futuro Centro de Dia e Apoio Domiciliário da Associação de Reformados e Pensionistas do distrito, entidade que comemora 32 anos de existência. Na visita à obra, comparticipada pela Autarquia mediante protocolo de cooperação, foi anunciada a abertura daquela valência até ao final de 2010.
O novo edifício, construído de raiz, vai albergar o Centro de Dia e Apoio Domiciliário mas também a sede da Junta de Freguesia de Monserrate, que abrirá numa fase posterior. O espaço, um projecto da Câmara Municipal fica situado junto ao Santuário da Senhora d'Agonia em terrenos libertados pelo anel viário construído pela VianaPolis, nasce do acordo das duas entidades em criar uma nova valência na freguesia de Monserrate.
Comparticipado em 60 por cento pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) do Instituto de Segurança Social e pela Autarquia vianense, o novo espaço da Associação de Reformados e Pensionistas tem capacidade para cinquenta utentes no Centro de Dia e cinquenta no Apoio Domiciliário, estando orçado em 350 mil euros.
De recordar ainda que equipamento de dois pisos e uma área de seiscentos metros quadrados, terá um átrio, uma zona de direcção e serviços administrativos (gabinete da direcção, sala de reuniões), área de instalação de pessoal, zona de convívio, refeições, actividades, uma lavandaria e ainda gabinete de saúde. No exterior, está prevista uma zona de estacionamento privado e para utentes com mobilidade reduzida e ainda de estacionamento público.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, este novo equipamento irá servir o concelho, que há muito reivindica este tipo de equipamento, constituindo mais uma valência para apoiar a terceira idade na cidade.

Fonte: Câmara Municipal de Viana

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

📢 Hoje é dia de São Martinho

Anualmente, a 11 de novembro, é dia de celebrar São Martinho. Uma das tradições mais emblemáticas do outono português, intimamente ligada às castanhas e ao vinho. “Quem quer quentes e boas, quentinhas? A estalarem cinzentas, na brasa. Quem quer quentes e boas, quentinhas? Quem compra leva mais calor p‘ra casa.”  (Ary dos Santos) 📸 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Já é Natal em Viana: cerca de 36 locais da cidade iluminaram-se hoje

A cidade já entrou na época natalícia com a inauguração das luzes de Natal, neste sábado, 8 de novembro. Viana do Castelo ficará iluminada até 12 de janeiro, nos seguintes horários: Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 📸 8 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo