Avançar para o conteúdo principal

Polémica: Habitantes do Largo Infante D. Henrique não querem mais ''empecilhos'' a fazerem sombra às casas


A população do Largo Infante D. Henrique, em Viana do Castelo, tem estado a contestar o projecto de requalificação daquela artéria, que nesta altura está praticamente terminado. Em causa está o facto de o projecto prever a colocação de sete árvores, no espaço em frente à Unidade de Saúde Familiar Gil Eannes, ou seja, do lado de um conjunto de habitações da ribeira. Os habitantes têm contestado a decisão porque, como diz Elisabete Nogueira, já lhes basta o “comboio de cimento” que têm em frente às suas casas.
Os habitantes já deram conta do descontentamento à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia de Monserrate. O presidente da Câmara de Viana ter-se-á inclusivamente disponibilizado para ver as obras e ouvir as preocupações dos moradores, que até têm uma sugestão para que a rua possa ser embelezada. Os moradores do Largo Infante D. Henrique propõem a colocação de 7 floreiras nos espaços que estavam destinados a árvores. O que não aceitam é que no local sejam colocados mais motivos para deixar aquele conjunto de habitações “na penumbra”.

Fonte: Rádio Geice (28.07.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Viana volta a celebrar o Carnaval no domingo

O Carnaval está a chegar. Este ano, a terça-feira de Carnaval acontece a 5 de março. Devido ao facto deste dia não ser considerado feriado obrigatório, o Município de Viana do Castelo vai realizar, no domingo, 3 de março, o tradicional Corso de Carnaval. As principais ruas da cidade de Viana do Castelo vão ser palco de muita folia e brincadeira a partir das 16h00. O cortejo da festa onde reina a fantasia, irá contar com 8 carros, 26 grupos e 800 figurantes e tem início na Alameda João Alves Cerqueira (em frente ao Largo Maestro José Pedro), segue pela Av. dos Combatentes da Grande Guerra, Av. Conde da Carreira, Passeio das Mordomas da Romaria, Rua Nova de Santana e termina na Praça 1.º de Maio.

O “Viana Amor & Folia” está a chegar

Já se começa a preparar o “Viana Amor & Folia”. 📸 11 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo