Avançar para o conteúdo principal

Centro de mar de Viana do Castelo vai custar cerca de 20 milhões de euros


Para além de melhorar as condições para a prática desportiva, o Centro de Mar irá permitir a organização de provas náuticas de âmbito nacional e internacional, “geradoras de actividade económica ligada ao mar”.
O projecto do Centro de Mar de Viana do Castelo, integrado no Programa Operacional dos Factores de Competitividade, deverá representar um investimento próximo dos 20 milhões de euros, subsidiado por fundos comunitários.
No final do próximo ano deverão estar concluídos os primeiros três centros desportivos náuticos, orçados em 5,1 milhões de euros.
Ontem, na cerimónia de assinatura dos protocolos de colaboração com quatro clubes da cidade, que irão gerir os equipamentos, em troca da organização de eventos desportivos e do incremento do número de atletas, o presidente da Câmara, José Maria Costa, sublinhou que o que está a nascer na região é “uma plataforma de oferta de serviços qualificados” que irá transformar Viana “numa cidade náutica de excelência”.
Esta plataforma, vocacionada para a promoção do turismo e da economia do mar, através da náutica de recreio incluíra ainda a criação do “edifício farol”, que ficará instalado a bordo do navio – hospital Gil Eannes.
A embarcação, transformada há 13 anos em museu, vai ser alvo de obras de requalificação, orçadas em cerca de 750 mil euros e passará a ocupar outro local. A mudança irá ocorrer no próximo ano.
Da doca comercial da cidade, onde está atracado actualmente, o navio irá ficar situado umas dezenas de metros “para poente” e com o embarque a ser feito directamente a partir da marginal, a norte da localização actual.
“O Centro de Mar será um dos primeiros, a nível internacional, que terá a sua Porta de Entrada instalada num navio. Será acedido de forma electrónica, e os que vierem, por mar ou terra, também o podem visitar, organizando directamente a sua estadia em Viana do Castelo”, sublinhou José Maria Costa.
O conceito do Centro de Mar, que nasceu no seio da extinta Valimar, associação de municípios do Vale do Lima e transitou para a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, foi desenhado pela Saer - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco. Prevê ainda a construção da marina atlântica de Viana.
O concurso público, que terminou em Julho passado recebeu duas propostas ainda a ser analisadas pela Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC).
Está ainda prevista a construção ou requalificação de marinas nos concelhos de Caminha e Esposende.
Para o presidente da Câmara de Viana trata-se do “projecto mais complexo” até hoje realizado pelo município, quer do ponto de vista do “esforço financeiro, quer da exigência de organização”.

Fonte: Jornal Público (29.08.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Fogo de artifício: Serenata da Romaria d’Agonia passa para dia 20 de agosto

A VianaFestas - Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo acaba de anunciar que o Fogo de artifício: Serenata no rio Lima, que estava inicialmente previsto para este domingo (17) às 24h00, vai realizar-se (se as condições se mantiverem favoráveis) às 23h00 do dia 20 de agosto, quarta-feira, último dia da Romaria d’Agonia 2025. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo