Avançar para o conteúdo principal

Centro de mar de Viana do Castelo vai custar cerca de 20 milhões de euros


Para além de melhorar as condições para a prática desportiva, o Centro de Mar irá permitir a organização de provas náuticas de âmbito nacional e internacional, “geradoras de actividade económica ligada ao mar”.
O projecto do Centro de Mar de Viana do Castelo, integrado no Programa Operacional dos Factores de Competitividade, deverá representar um investimento próximo dos 20 milhões de euros, subsidiado por fundos comunitários.
No final do próximo ano deverão estar concluídos os primeiros três centros desportivos náuticos, orçados em 5,1 milhões de euros.
Ontem, na cerimónia de assinatura dos protocolos de colaboração com quatro clubes da cidade, que irão gerir os equipamentos, em troca da organização de eventos desportivos e do incremento do número de atletas, o presidente da Câmara, José Maria Costa, sublinhou que o que está a nascer na região é “uma plataforma de oferta de serviços qualificados” que irá transformar Viana “numa cidade náutica de excelência”.
Esta plataforma, vocacionada para a promoção do turismo e da economia do mar, através da náutica de recreio incluíra ainda a criação do “edifício farol”, que ficará instalado a bordo do navio – hospital Gil Eannes.
A embarcação, transformada há 13 anos em museu, vai ser alvo de obras de requalificação, orçadas em cerca de 750 mil euros e passará a ocupar outro local. A mudança irá ocorrer no próximo ano.
Da doca comercial da cidade, onde está atracado actualmente, o navio irá ficar situado umas dezenas de metros “para poente” e com o embarque a ser feito directamente a partir da marginal, a norte da localização actual.
“O Centro de Mar será um dos primeiros, a nível internacional, que terá a sua Porta de Entrada instalada num navio. Será acedido de forma electrónica, e os que vierem, por mar ou terra, também o podem visitar, organizando directamente a sua estadia em Viana do Castelo”, sublinhou José Maria Costa.
O conceito do Centro de Mar, que nasceu no seio da extinta Valimar, associação de municípios do Vale do Lima e transitou para a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, foi desenhado pela Saer - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco. Prevê ainda a construção da marina atlântica de Viana.
O concurso público, que terminou em Julho passado recebeu duas propostas ainda a ser analisadas pela Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC).
Está ainda prevista a construção ou requalificação de marinas nos concelhos de Caminha e Esposende.
Para o presidente da Câmara de Viana trata-se do “projecto mais complexo” até hoje realizado pelo município, quer do ponto de vista do “esforço financeiro, quer da exigência de organização”.

Fonte: Jornal Público (29.08.2011)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Da fama à decadência

Há alguns anos atrás, a zona do Cabedelo, em Viana do Castelo, tinha dois equipamentos que atraiam e cativavam muitos dos que lá se deslocavam. Eram eles o complexo turístico “Luziamar” e o Bar “Raio Verde”. O brilho de outrora desses dois espaços foram progressivamente desaparecendo apresentando, presentemente, o aspecto desolador que as imagens em baixo mostram. O complexo Turístico do Luziamar abriu ao público no ano de 1974. Entre os vários serviços, contava com bar, restaurante, discoteca, piscinas e campos de ténis. O que mais distinguiu este empreendimento foi a sua discoteca, que chegou a constituir-se como uma das principais referências na região norte. Mas, na década de 90, a discoteca fechou portas e a partir daí todo o empreendimento caiu no abandono. As instalações foram progressivamente vandalizadas apresentando hoje um estado de completa degradação, que dão um péssimo aspecto àquela zona. A sociedade que detém o Luziamar tem anunciado nos últimos anos, po

Romaria d’Agonia já tem cartaz para 2021

A Comissão de Festas apresentou hoje, 24 de junho, o cartaz vencedor que vai divulgar a Romaria de Nossa Senhora d’ Agonia a nível Nacional e Internacional. O cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia de 2021, mostra um Traje à Vianesa da Ribeira Lima, popularmente apelidado de “à moda” de Santa Marta de Portuzelo. Assim, num ano em que afirmamos o nosso sentimento de pertença – “Somos Todos Romaria”, a jovem mordoma, Renata de Castro Guisantes enverga este traje de festa vermelho, oriundo da freguesia de Perre. Tal como os trajes executados entre finais da década de 30 e o início da década de 40 do século passado, este Traje à Vianesa possui diversas características comuns a este período: avental de motivos florais, saia de riscas com uma barra bordada a linha de algodão branco, assim como uma camisa de linho bordada, com motivos florais a linha azulão. Neste traje usado pela mordoma destacam-se ainda algumas peças de Ourivesaria Popular Portuguesa.   O cartaz da romaria deste ano,

Dia de chuva em Viana do Castelo!

“Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Ambos existem, cada um como é“ (Alberto Caeiro) 📸 1 out 2024 | Olhar Viana do Castelo

Porque hoje é Dia Mundial do Animal...

Um olhar pela “Marina Rosa”, situada em Darque, Viana do Castelo, local onde se pratica a criação do Cavalo Lusitano. 📸 out 2024 | Olhar Viana do Castelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.