Ateliers de medição da qualidade do ar/ruído, mostra de veículos eléctricos, inauguração de um percurso pedestre e música ao vivo nos autocarros eléctricos da cidade são algumas das iniciativas previstas para a Semana Europeia da Mobilidade, que arrancou no dia 16 de Setembro em Viana do Castelo.
Organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo com o apoio da delegação de Viana do Castelo da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, de Amadeus – Instrumentos Musicais e da VivExperiência, a iniciativa prolonga-se até dia 22 de Setembro, com a realização de um conjunto de actividades sob o tema “Mobilidade Alternativa: Na cidade sem o Seu Carro”, tema lançado pela Comissão Europeia para este ano.
A iniciativa, cujo objectivo é promover uma mobilidade urbana mais sustentável e sensibilizar a comunidade para os impactos ambientais decorrentes da actual tendência da mobilidade urbana, começou no dia 16.09 (Dia Mundial da Preservação da Camada do Ozono) com a circulação gratuita no mini-autocarro eléctrico e a dramatização da história “A Velha Cabana” dirigida a crianças. No final de semana, as bicicletas do Posto Municipal de Turismo serão disponibilizadas gratuitamente.
Entre 19 e 23 de Setembro, na Biblioteca do CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, decorre uma mostra bibliográfica de ambiente e mobilidade e, a 20 de Setembro, decorre um atelier de medição da qualidade do ar/ruído em escolas do segundo ou terceiro ciclos. A 21 de Setembro, destaque para a iniciativa “Cego por um dia”, uma actividade dinamizada pela ACAPO, sendo o dia 22 de Setembro o Dia Europeu Sem Carros, com diversas iniciativas como a inauguração do percurso laranja da “Pegada Saudável” na Praça da República, pelas 21h00, com música nos mini-autocarros eléctricos dinamizado pela Escola de Música Amadeus com a participação da tuna feminina Tunice.
Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.