Privado recupera antigas instalações da fábrica de chocolates AVianense, projecto inclui área comercial e área residencial
Uma empresa privada vai remodelar as antigas instalações da fábrica de chocolates AVIANENSE. José Maria Costa, autarca vianense, revelou que foi apresentada uma proposta para a recuperação da antiga fábrica de chocolates. A proposta inclui a construção de uma área comercial e de uma área residencial. Neste momento, o executivo está a analisar o projecto.
O autarca diz que este é um investimento importante e que pode levar à criação de uma nova rua, que vai ligar a antiga fábrica de chocolates à zona do antigo Governo Civil. A antiga fábrica, situada na Rua do Gontim, pode assim ser recuperada por privados. José Maria Costa diz que as antigas instalações da Avianense incluem dois edifícios e os dois equipamentos podem ser aproveitados para comércio e habitação. Uma das hipóteses em cima da mesa é a criação de um hotel de charme ligado ao próprio chocolate.
Recorde-se que a fábrica de chocolates Avianense parou em 2004 a produção e entrou em falência. A marca Avianense, os equipamentos e a frota da empresa foram arrematados por cerca de 150 mil euros por Luciano Costa em Agosto de 2005. Foi então retomado o fabrico dos chocolates em Durrães, Barcelos. Em Viana, as antigas instalações ficaram abandonadas. Agora, o executivo está a estudar um projecto de privados que visa a recuperação das antigas instalações.
Texto: Rádio Geice (03.11.2011)