Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo comemora os 50 anos da Emigração para França

No ano do cinquentenário da primeira vaga da emigração portuguesa para França (1961-2011), a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai levar a efeito no próximo dia 19 de Novembro uma série de actividades.
Do programa dessa celebração vão constar conferências, testemunhos, cinema e uma exposição fotográfica.


Programação completa:
14H30 - CONFERÊNCIAS DO CINQUENTENÁRIO (Biblioteca Municipal)
Mesa redonda com Maria Beatriz da Rocha Trindade da Universidade Aberta especialista da Emigração dos anos 50 e 60 do século passado; Jorge Brás Arroteia da Universidade de Aveiro e Albertino Gonçalves da Universidade do Minho irão apresentar investigações sobre a Emigração para França.
Mesa com dois testemunhos de ex-emigrantes, sobre as suas experiências da emigração em França nos anos 60 e 70.
17H30 - FILME DO CINQUENTENÁRIO (Auditório da Biblioteca Municipal) Projecção do filme “O Salto” de 1968, de Christian de Chalonge.
19H00 - ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DO CINQUENTENÁRIO Emigrantes Portugueses (Espaço Cultural do Estação Viana).

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.