Avançar para o conteúdo principal

Exposição mostra as “Memórias da Pesca Artesanal” da nossa Ribeira


Não deixe de visitar a exposição “Memórias da Pesca Artesanal” levada a efeito no largo de S. Domingos, em Viana do Castelo, pela Junta de Freguesia de Monserrate e Rede Social de Viana do Castelo. 
A exposição estará patente até 12 de Maio de 2012. 

"Falar da pesca artesanal da nossa Ribeira é regressar ao passado e recuar no tempo. O bairro mais típico de Viana do Castelo era o da nossa Ribeira, tinha um encanto pitoresco e castiço. O seu porto de mar era o impulsionador do progresso e das tradições marítimas da nossa terra. As necessidades e os costumes da gente do mar tinham um ritmo mais lento e menos caprichoso, mas era no pescador onde se encontravam os hábitos de outros tempos. O pescador era o principal ator, pois vivia a sua vida um tanto à margem dos outros habitantes. 
Eles, os pescadores, aguardavam a todo o momento de irem para o mar, podíamos encontra-los na taberna habitual, silenciosos, na frente de um copo de verdasco, ou era vê-los a olhar o mar ou o movimento da barra. Mas, se os chamássemos à conversa, a sua alma abria-se para contarem as suas peripécias ou as tormentas da vida do mar. 
Elas, as mulheres, são as intermediárias entre a gente do mar e a gente da cidade, participam na vida da casa quer à porta de suas casas, remendando as redes ou ainda a percorrerem as ruas da cidade a anunciar o peixe “fresquinho da nossa barra”, mulheres desenvoltas e ágeis na sua atividade. 
Foi em pequenos e frágeis barcos que gerações de homens da ribeira ganharam o pão de cada dia. Os pequenos barcos, movidos a remos e uma pequena vela saíam para a faina diária da pesca, era o único recurso de toda a família, as mulheres da Ribeira eram as grandes mártires de várias gerações que ficavam a rezar pelo seu homem. Quando na barra em dias de temporal, surgia o seu barco, eram as lágrimas de agradecimento à Senhora da Agonia. Quantos naufrágios os filhos e as mulheres dos pescadores viam esvaziar-se da presença do pai ou do marido. 
O porto de pesca é um lugar de trabalho, intenso, rápido e constante. A chegada dos barcos enchia de animação e alegria a nossa ribeira. O movimento de barcos, a sua chegada, azáfama da descarga do peixe que os pescadores vão lançando dos barcos e as mulheres carregam ou regateiam, a um ritmo, ora lento, ora agitado, das vozes, das canções e do bater das ondas. Este era um dos quadros mais belos que se podia contemplar em Viana do Castelo. 
Ficamos com as memórias, esta já não é a realidade. Nos últimos 20, 30 anos, voltamos as costas ao Mar e deixamos de ver nele uma vantagem. Abandonamos a pesca, os portos, os transportes marítimos e a pesca artesanal. O Mar foi o parente pobre do 25 de Abril. Mas, o Mar era o maior contributo e o mais valioso que se podia ter dado para o projeto europeu. A influência do Mar é decisivo para a História de Portugal, é determinante para o desenvolvimento do país. 
O sector da pesca artesanal quase que desapareceu, o número de pescadores reduziu substancialmente e esta é também a realidade da pesca artesanal da nossa Ribeira. 
Esta exposição é uma homenagem a todos os pescadores da nossa Ribeira." 

Texto retirado do Flyer da Exposição.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Sabe o que vai acontecer de 3 a 13 de julho?

Em contagem decrescente para o MARGINAL - FESTA NO JARDIM . De 3 a 13 de julho! No Jardim Público e no Jardim Marginal de Viana do Castelo. Animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (3 a 6 de julho, no Anfiteatro da Marina) e Viana STARTS integram a programação. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo Toda a programação em 👇  

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Há “dança” na cidade!

Casal de bailarinos envolvidos num passo de dança, na Praça do Eixo Atlântico, junto à Praça da Liberdade, Viana do Castelo. Boa quarta-feira! 📸 25 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo  

O Filme promocional da Romaria D’Agonia 2025 estreia quinta-feira (26)

A atriz Custódia Gallego, uma das vozes mais reconhecidas da ficção portuguesa e do cinema de animação, dá voz ao vídeo promocional da Romaria D’Agonia 2025, intitulado “O Legado em Cada Gesto – Romaria D’Agonia”, que se realiza de 12 a 20 de agosto, em Viana do Castelo. “O Legado em Cada Gesto – Romaria D’Agonia” é o título do novo filme, que nos transporta para o interior de uma antiga casa vianense, onde uma jovem descobre um baú. Lá dentro, encontra um traje tradicional, uma carta da avó e a herança de uma Romaria que se transmite de geração em geração. Guiada pelas palavras da avó, a jovem percorre uma viagem sensorial, onde o sal nas ruas, os colares de contas, os bombos e os cabeçudos são memória viva e afetiva. Na noite desta quinta-feira, 26 de junho, estreia o Filme promocional da Romaria D’Agonia 2025, nas plataformas oficiais online. Com produção da VianaFestas e realização de Flávio Cruz, conta com a participação especial de cerca de duzentas pessoas de Viana do Castelo, c...