Avançar para o conteúdo principal

Auditório por concluir há 25 anos demolido para dar lugar a um novo por 2,5 ME


Um auditório no centro de Viana do Castelo, por concluir há mais de 25 anos, vai ser demolido para dar lugar a outro, a construir de raiz, por 2,5 milhões de euros. 
A informação foi avançada pelo presidente da câmara, numa altura em que o projeto de execução, em preparação pelo município, acaba de ser reformulado, reduzindo para quase metade o investimento idealizado em 2009, de 4,5 milhões de euros. 
"Estamos a concluir a reformulação do projeto para, mal abram as candidaturas a fundos comunitários, de apoio a escolas profissionais, podermos avançar", explicou José Maria Costa. 
A obra prevê a demolição da atual estrutura, construída para ser um auditório em meados da década de oitenta, mas que nunca chegou a ser concluído por questões políticas e financeiras. 
"Tínhamos definido uma intervenção que agora reduzimos, para um projeto de 2,5 milhões de euros, privilegiando o que serão as áreas funcionais mais necessárias e atendendo às necessidades de própria escola, que ocupa o restante edifício, e da conjuntura económica", acrescentou o autarca. 
Em causa está um projeto que começou a ser desenhado em 1979, para um local onde então existia um edifício do século XVIII, antigo orfanato, que foi demolido para dar lugar a um museu. A obra acabou por não avançar nos moldes previstos, face às críticas do Instituto Português do Património Arquitectónico à volumetria do edifício.
Em 1984 foi aprovado pelo município um novo projeto para o que já estava construído, que passaria a ser Centro de Arte e Cultura de Viana do Castelo. Contudo, e já com mais obra feita, também esta solução seria abandonada pela autarquia em 1990, que optou, antes, pela sua utilização como biblioteca. 
Três anos mais tarde e ainda com todo o edifício em tosco, também esta opção foi descartada, optando a Câmara por ceder o espaço à Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e Fundação Átrio da Música, que só o concluíram, com exceção do auditório, em 2008. 
Esta última intervenção prevê o reclamado auditório, já que as duas instituições não têm qualquer espaço para ensaios de orquestra, audições ou pequenos concertos. 
"É uma necessidade vital para o nosso funcionamento porque os alunos têm que se deslocar constantemente para outros espaços. É necessário para o funcionamento das disciplinas, já que os alunos têm que se apresentar ao público", explicou Carla Barbosa, diretora da instituição. 
Entre a escola profissional e a academia, o auditório será utilizado por cerca de 500 estudantes, atualmente limitados a um espaço de ensaio próprio com capacidade para 70 pessoas. 
"Passaremos a poder ter mais de 100 alunos, uma orquestra, em palco, para uma capacidade de 300 pessoas no público. Penso que é a dimensão certa", acrescentou a responsável. 
Estas duas entidades, a par da autarquia, deverão assegurar a componente nacional do projeto a candidatar a fundos comunitários. 
A demolição da estrutura do auditório, apenas em betão, tijolo e com um fosso, é justificada pelas limitações que apresenta perante a legislação atual, nomeadamente ao nível da acessibilidade e pela "grande dimensão" do espaço, "sem que correspondesse às necessidades atuais da escola". 
Além do auditório, a conclusão da construção envolverá ainda uma área para novas salas de aula.
Entretanto, a câmara também acordou com equipa projetista da obra uma redução em 75 mil euros no valor do projeto, que custará agora mais de 274 mil euros, face à redução da área a intervir em comparação com a base inicial, de 2009.

Fonte: Lusa (11.06.2012)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Romaria d’Agonia 2023, de 14 a 22 de agosto

A Romaria d’Agonia vai realizar-se em 2023, pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto, face à cada vez maior afluência, distribuindo os vários quadros já emblemáticos, e como forma de potenciar a atração turística de Viana do Castelo. “A festa já se tornou tão grande que justifica mais dias, para podermos dedicar mais atenção aos quadros principais e evitar dias de concentração de vários eventos e até de sobreposição. Espaçando esses quadros será possível dar-lhes mais visibilidade e ao mesmo tempo permitir a quem nos visita poder também usufruir de Viana do Castelo”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia. O arranque da festa em 2023 será dado a 05 de agosto, sábado, pelas 16h00, com a abertura da XXI edição da Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia. O programa oficial de nove dias começa a 14 de agosto, segunda-feira, com a Praça da Música, na Praça da Liberdade, pelas 22h00. Nos dias 15 e 16 de agosto os

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Viana do Castelo ilumina-se para o Natal neste sábado

As iluminações de Natal de Viana do Castelo arrancam este sábado, dia 18, às 18h00. As luzes espalhadas em cerca de 30 arruamentos, largos, praças e entradas da cidade estarão ligadas até ao dia 10 de janeiro de 2024. Os espetáculos multimédia com iluminação sincronizada que diariamente terão lugar na Av. dos Combatentes da Grande Guerra e na árvore de Natal instalada no anfiteatro do jardim da marina, vão decorrer até 10 de janeiro do próximo ano nos seguintes horários: AV. COMBATENTES DA GRANDE GUERRA 18h00 | 19h00 | 20h00 | 21h00 | 22h00 | 23h00* | 24h00* ÁRVORE DE NATAL DA MARINA 18h30 | 19h30 | 20h30 | 21h30 | 22h30 | 23h30* * apenas sexta-feira, sábado e domingo  

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)