Avançar para o conteúdo principal

“A Brasileira”, a mais antiga confeitaria de Viana do Castelo, em destaque no Cortejo da Romaria D’Agonia 2012

“A Brasileira”, a mais antiga confeitaria da cidade de Viana do Castelo, fundada no dia 22 de Março de 1902, vai participar no Cortejo Etnográfico da Romaria D’Agonia 2012, num carro, onde os atuais proprietários vão ter oportunidade de mostrar a tradição da doçaria de Viana do Castelo aos muitos milhares de visitantes que por altura das Festas visitam a nossa cidade. 
Para a maioria dos Vianenses já não é novidade a excelente confecção nesta casa, dos tradicionais sidónios (bolo em forma de caixão, confeccionado com amêndoa, ovos e açúcar), dos manjericos (doce de ovos com amêndoa, servido em copos de baunilha) e a também muito conhecida torta de Viana (recheada de creme de ovos e coberta com açúcar em pó). 
Na Brasileira, os sidónios, como não podia deixar de ser, ocupam um lugar de realce, pois a sua fama já vem de longe. 
É com certeza um privilégio para os proprietários desta Confeitaria participarem na maior Romaria de Portugal, mas eles merecem-no pois, na minha opinião, a qualidade no serviço e a simpatia é do melhor que tenho encontrado. 
O Cortejo Histórico - Etnográfico, este ano subordinado ao tema “O naipe doceiro das gulodices Vianenses – Doçaria Conventual, Tradicional, das Romarias – A Arte da Canelografia”, vai ter lugar no dia 18 de Agosto, sábado, pelas 16h00.


Sidónios, manjericos, torta de Viana... a tradição da doçaria vianense, na mais antiga confeitaria de Viana do Castelo

Sidónios
Manjericos
Torta de Viana
Bolos de Gema
Massapães
Sardinhas

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo