Viana do Castelo comemora 165 anos de elevação a cidade


A Vila e Município de Viana, fundada por foral de D. Afonso III, em 18 de Junho de 1258, foi elevada à categoria de cidade, passando a chamar-se Viana do Castelo, por Carta Régia do dia vinte de Janeiro de 1848 no reinado de D. Maria II. 
Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. 

Transcrição em ortografia actual, da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana 
(o texto apresentado em baixo, foi retirado do livro “Viana do Castelo 75 Décadas de História 75 Figuras Notáveis” da autoria de Euclides Rios e Edgar Afonso)

"Atendendo a que a Vila de Viana do Minho possui os elementos e recursos necessários para bem sustentar a categoria de cidade, derivados da sua extensão e vantajosa posição topográfica, da riqueza e importância comercial e da qualidade dos edifícios de que é composta; e tomando igualmente em consideração os importantes serviços prestados ao Estado, pelos seus habitantes, e os sentimentos de lealdade e constante adesão ao Trono e à Carta Constitucional da Monarquia, que eles, em diferentes épocas, têm manifestado por actos de acrisolada devoção cívica e heróicos feitos de valor, Por estes respeitos e deferindo à suplica da Câmara Municipal da mencionada Vila, em vista da informação do Governador Civil de Viana, e da resposta fiscal do Procurador Geral da Coroa, com a qual Me conformo: Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem e Mando que pela Secretaria de Negócios de Estado do Reino se passe carta à Câmara Municipal daquele concelho em dois diferentes exemplares, um deles para seu Titulo e outro para se remeter ao Real Arquivo da Torre do Tombo. 0 Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Reino assim o tenha entendido e faça executar. Paço das Necessidades, em vinte de Janeiro de mil oitocentos e quarenta e oito = Rainha = Bernardo Gorjão Henriques".

Comentários

  1. Então presumo que o "outro" quando queria tirar o castelo ao nome da cidade, desconhecia esta parte da história...

    ResponderEliminar
  2. Bonita cidade.
    Há vários anos que é o meu destino de férias.
    Encontrei este blogue por acaso há alguns meses, desde então sou uma seguidora assídua.
    Obrigada por me manter informada sobre o que de bom e mau se passa na minha cidade preferida.
    Parabéns.












































































    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Enorme máquina giratória vai “triturar” mais de 15 mil toneladas de materiais dos 13 andares do prédio Coutinho

Laboratório do mar com minissubmarino e aquário abriu em Viana do Castelo

Morreu a ''PALMIRINHA''

Passagens de nível que já não existem

Já começou o Natal em Viana