O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais. É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo. Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.
Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade / distrito de Viana do Castelo, Portugal.
Tristeza o derrubarem! Era lindíssimo...
ResponderEliminarPois era. Construído pelo meu trisavô, António Thomaz Quartin, natural de Viana. Viveu muitos anos no Brasil, onde casou e fez fortuna. Voltou a Portugal e passou a dividir o seu tempo entre Lisboa e Viana, dedicando-se à muitas obras de benemerência e de beneficiamento da cidade ( foi um dos financiadores de Santa Luzia). A casa continuou na família até ter sido vendida nos anos 50.
ResponderEliminarLuís Quartin Graça
Caro senhor Luís Quartin Graça,
EliminarMe chamo João Marques, e sou investigador pelo Centro de Estudos Internacionais do ISCTE, e atualmente estou desenvolvendo uma investigação sobre o papel do Barão de Quartin na economia, na cultura e na política atlântica no início do século XX. E gostaria de trocar algumas impressões com o senhor, se possível, e uma possível entrevista para tese de doutoramento em história que pretendo defender.
Melhores Cumprimentos,
João Marques
Dear Luís Quartin Graça,
Eliminardear João Marques,
I am the present owner of a mansão do Barão do Quartin in Petrópolis RJ. The house was built for his daughter Maria Antonieta Soares Quartin in 1899. I am interested to know more about the family and I am thankful for any information and pictures of the family members. Thank you very much!
Thomas