Avançar para o conteúdo principal

Abril, o mês em que Viana vai ficar mais doce

A abertura do Hotel do Chocolate, em Viana do Castelo, está prevista para o próximo dia 01 de Abril, data em que a fábrica de chocolate “Avianense” completaria 100 anos.
O espaço que durante mais de 90 anos albergou a produção de chocolate da antiga fábrica “Avianense” foi totalmente demolido, à exceção da fachada, que fica para perpetuar a imagem e a memoria da emblemática fábrica. 
Com a reconversão, a antiga fábrica de chocolate dará lugar a um hotel temático de quatro estrelas, o primeiro em Portugal dedicado ao chocolate. 
Com 18 unidades de alojamento, o empreendimento terá um restaurante temático com capacidade para 50 pessoas, que vai apostar na integração do chocolate no menu, seja em doce seja em salgados e também vai dispor de um centro interpretativo dedicado ao chocolate. 
Recorde-se que a fábrica de chocolate “AVianense”, fundada em 1914, fechou em 2004, após um processo de falência. 
A sua produção foi retomada, mas agora na cidade de Barcelos, mantendo o nome inicial da marca.
Muitos Vianenses ainda se lembrarão dos famosos imperadores, um bombom feito com uma amêndoa torrada e chocolate de leite, que é ainda hoje a grande imagem de marca da “Avianense” e das tabletes de chocolate “10R” que se fabricavam na fábrica de Viana do Castelo.






O Projeto de Arquitetura da reconversão do edifício da Fábrica de Chocolate “Avianense” é da autoria do vianense Branco Cavaleiro Arquitetos.
As fotos 3D foram retiradas do site de Branco Cavaleiro Arquitetos.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

Os anos passam, as paisagens e os lugares mudam. Par de imagens para comparar desta zona da cidade de Viana do Castelo.

Sabia que?…

A ponte Eiffel sobre o Rio Lima, uma engenhosa realização da Casa Eiffel, inaugurada em 1878, foi a primeira ponte rodoferroviária construída em Portugal e também a mais comprida ponte metálica do mundo na altura? 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

As marcas da erosão costeira na praia da Amorosa

Com as recentes tempestades, agravou‑se a erosão costeira na praia da Amorosa, uma das mais frequentadas no verão no concelho de Viana do Castelo. As marcas não deixam dúvidas. 📸 5 março | @olharvianadocastelo

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Jovens entram em ação por um litoral mais limpo

Durante a tarde de hoje, um grupo de jovens realizou uma ação de limpeza na zona costeira de Viana do Castelo. Estes jovens participantes dão o exemplo por um futuro mais sustentável, cuidando do ambiente e do nosso litoral. 📸 4 março 2026 | @olharvianadocastelo