Avançar para o conteúdo principal

Abril, o mês em que Viana vai ficar mais doce

A abertura do Hotel do Chocolate, em Viana do Castelo, está prevista para o próximo dia 01 de Abril, data em que a fábrica de chocolate “Avianense” completaria 100 anos.
O espaço que durante mais de 90 anos albergou a produção de chocolate da antiga fábrica “Avianense” foi totalmente demolido, à exceção da fachada, que fica para perpetuar a imagem e a memoria da emblemática fábrica. 
Com a reconversão, a antiga fábrica de chocolate dará lugar a um hotel temático de quatro estrelas, o primeiro em Portugal dedicado ao chocolate. 
Com 18 unidades de alojamento, o empreendimento terá um restaurante temático com capacidade para 50 pessoas, que vai apostar na integração do chocolate no menu, seja em doce seja em salgados e também vai dispor de um centro interpretativo dedicado ao chocolate. 
Recorde-se que a fábrica de chocolate “AVianense”, fundada em 1914, fechou em 2004, após um processo de falência. 
A sua produção foi retomada, mas agora na cidade de Barcelos, mantendo o nome inicial da marca.
Muitos Vianenses ainda se lembrarão dos famosos imperadores, um bombom feito com uma amêndoa torrada e chocolate de leite, que é ainda hoje a grande imagem de marca da “Avianense” e das tabletes de chocolate “10R” que se fabricavam na fábrica de Viana do Castelo.






O Projeto de Arquitetura da reconversão do edifício da Fábrica de Chocolate “Avianense” é da autoria do vianense Branco Cavaleiro Arquitetos.
As fotos 3D foram retiradas do site de Branco Cavaleiro Arquitetos.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Um “manto” de espuma cobre areal da praia do Canto Marinho

Devido à agitação marítima, assim estava ontem, sábado (24), coberto de espuma, criando um cenário semelhante a neve, o areal da praia do Canto Marinho, em Carreço, Viana do Castelo. 📸 24 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo