Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.
Pesquisar neste blogue
A liberdade está a passar por aqui há 40 anos
Faz hoje 40 anos que o Movimento das Forças Armadas (MFA) pôs fim a uma ditadura que governava o país há quase meio século.
Ao longo destes 40 anos cometeram-se muitos erros e muitas promessas não foram cumpridas, mas é preciso não esquecer que em 1974, quando se deu a revolução, Portugal era um País sem esperança, onde existia a repressão, a miséria, o analfabetismo, a guerra colonial, a censura...
Hoje, algumas das conquistas de Abril estão em causa, é preciso lutar pela defesa dos valores democráticos, pela defesa da Constituição da República.
Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade e Democracia! Viva Portugal
Para que esta data não passe despercebida, aqui deixo alguns registos da Revolução:
AS SENHAS
Às 22H55 de 24 de Abril de 1974, ouviu-se nos Emissores Associados de Lisboa a primeira senha... a música “E depois do adeus” de Paulo de Carvalho. Era o sinal para as tropas avançarem.
Às 00H20 de 25 de Abril de 1974 foi para o ar na Rádio Renascença, "Grândola Vila Morena" que serviu para informar todos os quartéis e militares que aderiam ao golpe, de que tudo estava a correr conforme o previsto.
Palavras de Sophia de Mello Breyner, ditas por Ruy de Mattos e cantadas e acompanhadas ao piano por Isabel Cid.
UM ANO DE REVOLUÇÃO
Programa da RTP, que narra os principais acontecimentos do 25 de Abril de 1974 a 25 de Abril de 1975.
O DIA SEGUINTE (26 de Abril de 1974 )
Filme realizado por José Manuel Dias, no dia 26 de Abril de 1974, em Viana do Castelo (Retirado do site de AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou hoje abrir um novo concurso público internacional para a empreitada do “Novo Mercado Municipal – Edifício e Envolvente” por um valor de 13,399 milhões de euros, mais IVA, com prazo de execução de 720 dias. Esta é a terceira tentativa do município de encontrar possíveis interessados. Em julho de 2023, o preço base do concurso lançado ascendia a 10 milhões e 720 mil euros, mais IVA, e o concurso aberto em junho de 2024 ascendia a 12,6 milhões de euros, mais IVA. O futuro mercado está previsto ser construído junto ao jardim público da cidade, no local onde o primitivo mercado municipal (Mercado dos Torreões) funcionou de 1892 até ao ano de 1965 (depois de demolido, foi construído no mesmo local o Prédio Coutinho). Será que à terceira é de vez?
Já estão definidas as datas e os horários para três dos mais emblemáticos quadros que fazem parte da programação da Romaria das Romarias de Portugal. 14 agosto | quinta-feira | 16h00 DESFILE DA MORDOMIA 16 agosto | sábado | 16h00 CORTEJO HISTÓRICO ETNOGRÁFICO 20 agosto | quarta-feira | 14h30 SOLENE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA PROCISSÃO AO MAR Já podes marcar na agenda! Vem ao encontro da tradição, cultura, devoção, gastronomia e folclore do concelho de Viana do Castelo. A Romaria das Romarias de Portugal decorre este ano de 12 a 20 de agosto.
Feita em ferro e desenhada no gabinete de Gustave Eiffel, a ponte que liga as duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada a 30 de junho de 1878, tendo sido construída para substituir a antiga e precária ponte de madeira. A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) A Ponte Eiffel de Viana do Castelo (1930/1940)
Se reside em Viana do Castelo ou é um visitante ocasional mas tem dificuldades em encontrar lugares de estacionamento na rua (gratuitos ou a pagar), a solução passa por recorrer a parques. Comparámos os tarifários de alguns desses parques de estacionamento públicos ou privados (tanto à superfície como subterrâneos) perto do centro da cidade (entenda-se por centro, a Praça da República). Veja na tabela abaixo quais os mais baratos e os mais caros. NOTA: O Parque do Gil Eannes e o Parque da Marina/Cais Viana são à superfície os restantes são subterrâneos. O Parque da Estação Viana Shopping é grátis de 2ª a 5ª feira a partir das 20:00 (DIAS ÚTEIS)