Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.
Pesquisar neste blogue
A liberdade está a passar por aqui há 40 anos
Faz hoje 40 anos que o Movimento das Forças Armadas (MFA) pôs fim a uma ditadura que governava o país há quase meio século.
Ao longo destes 40 anos cometeram-se muitos erros e muitas promessas não foram cumpridas, mas é preciso não esquecer que em 1974, quando se deu a revolução, Portugal era um País sem esperança, onde existia a repressão, a miséria, o analfabetismo, a guerra colonial, a censura...
Hoje, algumas das conquistas de Abril estão em causa, é preciso lutar pela defesa dos valores democráticos, pela defesa da Constituição da República.
Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade e Democracia! Viva Portugal
Para que esta data não passe despercebida, aqui deixo alguns registos da Revolução:
AS SENHAS
Às 22H55 de 24 de Abril de 1974, ouviu-se nos Emissores Associados de Lisboa a primeira senha... a música “E depois do adeus” de Paulo de Carvalho. Era o sinal para as tropas avançarem.
Às 00H20 de 25 de Abril de 1974 foi para o ar na Rádio Renascença, "Grândola Vila Morena" que serviu para informar todos os quartéis e militares que aderiam ao golpe, de que tudo estava a correr conforme o previsto.
Palavras de Sophia de Mello Breyner, ditas por Ruy de Mattos e cantadas e acompanhadas ao piano por Isabel Cid.
UM ANO DE REVOLUÇÃO
Programa da RTP, que narra os principais acontecimentos do 25 de Abril de 1974 a 25 de Abril de 1975.
O DIA SEGUINTE (26 de Abril de 1974 )
Filme realizado por José Manuel Dias, no dia 26 de Abril de 1974, em Viana do Castelo (Retirado do site de AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual).
Há alguns anos atrás, a zona do Cabedelo, em Viana do Castelo, tinha dois equipamentos que atraiam e cativavam muitos dos que lá se deslocavam. Eram eles o complexo turístico “Luziamar” e o Bar “Raio Verde”. O brilho de outrora desses dois espaços foram progressivamente desaparecendo apresentando, presentemente, o aspecto desolador que as imagens em baixo mostram. O complexo Turístico do Luziamar abriu ao público no ano de 1974. Entre os vários serviços, contava com bar, restaurante, discoteca, piscinas e campos de ténis. O que mais distinguiu este empreendimento foi a sua discoteca, que chegou a constituir-se como uma das principais referências na região norte. Mas, na década de 90, a discoteca fechou portas e a partir daí todo o empreendimento caiu no abandono. As instalações foram progressivamente vandalizadas apresentando hoje um estado de completa degradação, que dão um péssimo aspecto àquela zona. A sociedade que detém o Luziamar tem anunciado nos últimos anos, po
Um olhar pela “Marina Rosa”, situada em Darque, Viana do Castelo, local onde se pratica a criação do Cavalo Lusitano. 📸 out 2024 | Olhar Viana do Castelo
A Comissão de Festas apresentou hoje, 24 de junho, o cartaz vencedor que vai divulgar a Romaria de Nossa Senhora d’ Agonia a nível Nacional e Internacional. O cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia de 2021, mostra um Traje à Vianesa da Ribeira Lima, popularmente apelidado de “à moda” de Santa Marta de Portuzelo. Assim, num ano em que afirmamos o nosso sentimento de pertença – “Somos Todos Romaria”, a jovem mordoma, Renata de Castro Guisantes enverga este traje de festa vermelho, oriundo da freguesia de Perre. Tal como os trajes executados entre finais da década de 30 e o início da década de 40 do século passado, este Traje à Vianesa possui diversas características comuns a este período: avental de motivos florais, saia de riscas com uma barra bordada a linha de algodão branco, assim como uma camisa de linho bordada, com motivos florais a linha azulão. Neste traje usado pela mordoma destacam-se ainda algumas peças de Ourivesaria Popular Portuguesa. O cartaz da romaria deste ano,
Os Minhotos, a Maria e o Manel, envolvidos num passe de dança na montra de um estabelecimento comercial da cidade de Viana do Castelo. Boa segunda-feira.