Avançar para o conteúdo principal

Aqui há gato!

Gatos e mais gatos… gatos de ninguém. São muitos, principalmente junto à antiga doca comercial (onde se encontra o navio Gil Eannes) e dos armazéns de aprestos dos pescadores junto à Lota do Peixe. 
É uma colónia que se encontra muito dispersa, ocupando uma extensão que vai do Centro Cultural de Viana até ao edifício dos Pilotos (junto à Lota do Peixe). Habitualmente encontramo-los recolhidos ou a dormir entre as pedras que servem de paredão da margem do Rio Lima, junto á foz. É um local onde dificilmente encontram alimentos ou água. Há alguns, que a sua magreza é tal, que só se vêem os ossos. 
Ontem, ao passar neste local, apercebi-me da existência de abrigos que alguém colocou junto aos armazéns de aprestos dos pescadores, para que estes gatos de ninguém se abriguem da chuva e do frio. São pessoas como estas, que se preocupam e respeitam estes seres vivos, fazendo o melhor possível para os ajudar, que merecem todo o nosso apoio. 
Soube no local, que é a “Gatos de Ninguém” que está a intervir nesta colónia, proporcionando melhores condições e a proceder à sua esterilização para, pelo menos, tentarem controlar o nascimento de mais gatinhos. 
Como as associações ou grupos de pessoas que se preocupam com estas causas, todas elas, lutam com imensas dificuldades por não terem meios nem capacidade financeira para acudirem a tudo, todos não seremos demais para as ajudarmos dentro das nossas possibilidades. Para quem estiver interessado em contribuir, faça uma visita à página da “Gatos de Ninguém” e veja como pode ajudar.
Aqui ficam as fotos de alguns dos gatos desta colónia que consegui fotografar.

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)




Comentários

  1. Ainda há mais abrigos, se continuar até ao fim dessa rua, onde costumam estar os pescadores desportivos. Alimentamos esses gatos diariamente e quando podemos, resgatamos para esterilizar e tratar. Houvesse mais recursos... e esses gatinhos e outros tantos seriam esterilizados,as colónias controladas, e as condições de vida dos que por lá vivem bem melhores. Obrigada pelas palavras. Susana Rodrigues (membro dos Gatos de Ninguém)

    ResponderEliminar
  2. Embora supostamente controlem a população de ratos, não sou favorável à existência de animais domésticos sem dono, pelo perigo para a saúde pública que podem constituir.
    Felizmente que os cães vadios quase desapareceram.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 30 dias

Vandalismo

Assim deixaram os muros da igreja de Nossa Senhora d’Agonia. Sem comentários.

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Coisa rara, finalmente sem automóveis

Há vários anos que esta artéria do centro histórico da cidade de Viana do Castelo apresentava diariamente um número absolutamente excessivo de veículos estacionados em toda a sua área.  Nos últimos dias, esse cenário mudou. Com a colocação de floreiras e pilaretes, onde antes existia estacionamento abusivo e repetitivo, que dificultava o trânsito de peões em segurança, há agora um espaço mais humanizado, sem automóveis.

Prestes a ser inaugurado o novo hotel no centro histórico

A abertura do AP Dona Aninhas está prevista para 26 de fevereiro de 2023, conforme consta da página oficial do grupo AP Hotels & Resorts. Este quatro estrelas, com 64 quartos e suites, situado onde funcionava anteriormente o antigo hotel Viana Sol, no largo Vasco da Gama, no coração de Viana do Castelo, chama a atenção pela nova cor do edifício.