Avançar para o conteúdo principal

O Gil Eannes chegou a Viana faz hoje 17 anos para ser convertido em Museu

Faz hoje, 31 de janeiro, 17 anos que o Navio Hospital Gil Eannes regressou a Viana do Castelo, depois de resgatado da sucata, para ser convertido em Navio Museu. 
Recebeu profundas obras de reabilitação nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo ficando, desde o ano de 1998, transformado num espaço museológico. 
Foi adquirido pela Comissão Pró Gil Eannes em 1998, encontrando-se aberto ao público, na antiga doca comercial de Viana do Castelo a funcionar como espaço museológico e Centro de Mar - Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar. 
O Navio Hospital Gil Eannes, mandado construir nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo pelo Grémio de Armadores de Navios de Pesca do Bacalhau, foi lançado ao mar em 1955. 
Estava devidamente apetrechado para todas as situações hospitalares. Prestou, durante décadas, assistência médica a pescadores da frota bacalhoeira portuguesa e de outros países que atuavam nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. 
Desativada a frota bacalhoeira, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos. 

A Fundação Gil Eannes promove visitas gratuitas a partir das 9H30, no dia 31.01.2015, e será feita uma apresentação pública da publicação institucional "Gil Eannes - uma história com futuro".

Gil Eannes no dia do batismo, Março de 1955

Gil Eannes na antiga doca comercial de Viana do Castelo, como Navio Museu
Saiba mais sobre o Gil Eannes, clicando AQUI.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

A magia está a chegar à principal avenida de Viana

A montagem da ornamentação/iluminação de Natal na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em Viana do Castelo, está praticamente concluída. O acender das luzes de Natal juntamente com espetáculos multimédia diários que unem som e luz na principal avenida da cidade são dos momentos mais esperados nesta época festiva. Este ano, a ornamentação/iluminação de Natal em 36 locais, permanecerá entre o dia 8 de novembro de 2025 e o dia 12 de janeiro de 2026.  📸 5 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Já é Natal em Viana: cerca de 36 locais da cidade iluminaram-se hoje

A cidade já entrou na época natalícia com a inauguração das luzes de Natal, neste sábado, 8 de novembro. Viana do Castelo ficará iluminada até 12 de janeiro, nos seguintes horários: Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 📸 8 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

É já amanhã!!!

Nas últimas semanas, os vianenses que passaram pelas principais artérias do centro histórico de Viana do Castelo foram surpreendidos com a montagem das ornamentações de Natal deste ano, ainda sem brilhar. A tão esperada data para acender as iluminações natalícias está marcada há algum tempo. É já amanhã, dia 8 de novembro, sábado, às 18h00, que se vai voltar a encher de brilho e cor dezenas de locais da cidade. 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo