Avançar para o conteúdo principal

O Gil Eannes chegou a Viana faz hoje 17 anos para ser convertido em Museu

Faz hoje, 31 de janeiro, 17 anos que o Navio Hospital Gil Eannes regressou a Viana do Castelo, depois de resgatado da sucata, para ser convertido em Navio Museu. 
Recebeu profundas obras de reabilitação nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo ficando, desde o ano de 1998, transformado num espaço museológico. 
Foi adquirido pela Comissão Pró Gil Eannes em 1998, encontrando-se aberto ao público, na antiga doca comercial de Viana do Castelo a funcionar como espaço museológico e Centro de Mar - Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar. 
O Navio Hospital Gil Eannes, mandado construir nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo pelo Grémio de Armadores de Navios de Pesca do Bacalhau, foi lançado ao mar em 1955. 
Estava devidamente apetrechado para todas as situações hospitalares. Prestou, durante décadas, assistência médica a pescadores da frota bacalhoeira portuguesa e de outros países que atuavam nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. 
Desativada a frota bacalhoeira, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos. 

A Fundação Gil Eannes promove visitas gratuitas a partir das 9H30, no dia 31.01.2015, e será feita uma apresentação pública da publicação institucional "Gil Eannes - uma história com futuro".

Gil Eannes no dia do batismo, Março de 1955

Gil Eannes na antiga doca comercial de Viana do Castelo, como Navio Museu
Saiba mais sobre o Gil Eannes, clicando AQUI.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Bem-vinda, primavera!

A primavera, a estação mais colorida e florida do ano, começa esta sexta-feira, 20 de março. Começa com céu encoberto e alguns chuviscos em Viana do Castelo. Mas há boas notícias, está prevista uma melhoria do estado do tempo já a partir de amanhã. É durante esta estação do ano que jardins e espaços verdes da cidade ganham um colorido especial. 📸 20 março 2026 | @olharvianadocastelo

Reabilitação em vez da demolição

A opção de reabilitar em vez de demolir, preserva a história e o charme arquitetónico original desta habitação antiga em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Esteve vários anos devoluta e degradada. Ainda está em obra, mas já dá para imaginar como vai ficar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelom 📸 abril 2021 | @olharvianadocastelo  📸 janeiro 2010 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Farol de Montedor faz hoje 116 anos

Localizado no lugar de Montedor, na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo, é composto por uma torre de 28 metros de altura e a sua luz tem um alcance luminoso de 22 milhas náuticas, aproximadamente 40 quilómetros. Está situado a uma altitude de 103 metros acima do nível médio das águas do mar. Entrou em funcionamento no dia 20 de março de 1910. Parabéns ao Farol de Montedor que guarda mais de um século de história e que todos os dias ilumina o caminho de quem anda no Mar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Fim do dia à beira-mar

Praia Norte Viana do Castelo  📸 18 março 2026 | @olharvianadocastelo