Avançar para o conteúdo principal

O Gil Eannes chegou a Viana faz hoje 17 anos para ser convertido em Museu

Faz hoje, 31 de janeiro, 17 anos que o Navio Hospital Gil Eannes regressou a Viana do Castelo, depois de resgatado da sucata, para ser convertido em Navio Museu. 
Recebeu profundas obras de reabilitação nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo ficando, desde o ano de 1998, transformado num espaço museológico. 
Foi adquirido pela Comissão Pró Gil Eannes em 1998, encontrando-se aberto ao público, na antiga doca comercial de Viana do Castelo a funcionar como espaço museológico e Centro de Mar - Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar. 
O Navio Hospital Gil Eannes, mandado construir nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo pelo Grémio de Armadores de Navios de Pesca do Bacalhau, foi lançado ao mar em 1955. 
Estava devidamente apetrechado para todas as situações hospitalares. Prestou, durante décadas, assistência médica a pescadores da frota bacalhoeira portuguesa e de outros países que atuavam nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. 
Desativada a frota bacalhoeira, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos. 

A Fundação Gil Eannes promove visitas gratuitas a partir das 9H30, no dia 31.01.2015, e será feita uma apresentação pública da publicação institucional "Gil Eannes - uma história com futuro".

Gil Eannes no dia do batismo, Março de 1955

Gil Eannes na antiga doca comercial de Viana do Castelo, como Navio Museu
Saiba mais sobre o Gil Eannes, clicando AQUI.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Hoje foi dia do grande Cortejo Histórico-Etnográfico

Mais de 3.000 figurantes, 27 carros alegóricos alusivos ao amor, e mais de 100 mil a assistir ao Cortejo Histórico-Etnográfico no penúltimo dia da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo. 📸 22 agosto 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

“Fábrica de Louça da Meadela” a fazer história desde 1947

A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em1855.  Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objectivo de retomar a tradição da cerâmica artística vianense.  Produzida em porcelana, distingue-se por ser totalmente pintada à mão e cozida a uma temperatura de 1400º, que lhe dá uma resistência que outras não possuem.  Tendo nos últimos anos adoptado a denominação de “Louça Regional de Viana”, produz peças não só decorativas mas também utilitárias e funcionais que podem ser utlizadas no dia a dia.  A louça regional utilitária e decorativa que esta fábrica produz baseia-se em três motivos distintos: motivos religiosos, florais e brasões de famílias antigas que tiveram a sua história na cidade de Viana. Produz igualmente reproduções ...

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.