Avançar para o conteúdo principal

O Gil Eannes chegou a Viana faz hoje 17 anos para ser convertido em Museu

Faz hoje, 31 de janeiro, 17 anos que o Navio Hospital Gil Eannes regressou a Viana do Castelo, depois de resgatado da sucata, para ser convertido em Navio Museu. 
Recebeu profundas obras de reabilitação nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo ficando, desde o ano de 1998, transformado num espaço museológico. 
Foi adquirido pela Comissão Pró Gil Eannes em 1998, encontrando-se aberto ao público, na antiga doca comercial de Viana do Castelo a funcionar como espaço museológico e Centro de Mar - Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar. 
O Navio Hospital Gil Eannes, mandado construir nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo pelo Grémio de Armadores de Navios de Pesca do Bacalhau, foi lançado ao mar em 1955. 
Estava devidamente apetrechado para todas as situações hospitalares. Prestou, durante décadas, assistência médica a pescadores da frota bacalhoeira portuguesa e de outros países que atuavam nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. 
Desativada a frota bacalhoeira, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos. 

A Fundação Gil Eannes promove visitas gratuitas a partir das 9H30, no dia 31.01.2015, e será feita uma apresentação pública da publicação institucional "Gil Eannes - uma história com futuro".

Gil Eannes no dia do batismo, Março de 1955

Gil Eannes na antiga doca comercial de Viana do Castelo, como Navio Museu
Saiba mais sobre o Gil Eannes, clicando AQUI.

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Ruas da Ribeira de Viana

Andando por ruas, becos e vielas da nossa Ribeira.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo, manhã de 16 março 2023, com tempo nublado e períodos de chuva.

Torre da Roqueta

A Torre da Roqueta, no castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, foi construída para defesa da entrada da barra nos princípios do século XVI. Desempenhou funções de vigia permanente das águas do Atlântico e do rio Lima, sendo ao longo dos tempos também utilizada como prisão e estação meteorológica. Considerada insuficiente, a Torre da Roqueta foi ampliada em fortaleza por D. Sebastião e, depois, por D. Filipe I, dando origem à atual fortaleza (mais conhecida por castelo) de Santiago da Barra. São muitos os vianenses e turistas que a visitam. Para proporcionar uma maior segurança, existe numa das laterais das escadas que dão acesso ao cimo da referida torre, um corrimão que serve de apoio para descer ou subir as escadas. Acontece que esse corrimão, feito em ferro, encontra-se bastante deteriorado (frágil, enferrujado e falta corrimão em parte). Para evitar acidentes, é urgente que seja mantido em bom estado de conservação.

Viana Granfondo 2023

Foram 1700 os atletas à partida do Viana Granfondo Europcar 2023, que se realizou hoje, 19 de março. A prova teve uma distância de 131km na versão Granfondo. Houve também duas distâncias mais curtas, uma denominada Mediofondo, com a extensão de 84km, e o Minifondo, com 62km. Os percursos, com partida e chegada à cidade de Viana do Castelo, compreenderam passagens por concelhos como Ponte de Lima, Paredes de Coura ou Caminha Os vencedores em femininos e masculinos nas três distâncias: ISABELLA HERVEY | Vencedora Granfondo GONÇALO FREITAS | Vencedor Granfondo MARLENE SEARA | Vencedora Mediofondo PEDRO PINHEIRO | Vencedor Mediofondo JOANA FERREIRA | Vencedora Minifondo JORGE SALGADO | Vencedor Minifondo

A mirar Viana do Castelo

Miradouros do monte de Santa Luzia.