Avançar para o conteúdo principal

Arquitetura religiosa de Viana do Castelo

É considerável o conjunto de arquitetura religiosa que a cidade possui. São muitos os edifícios religiosos cristãos (Sé Catedral, Templo de Santa Luzia, igrejas e capelas) que hoje podemos ver na cidade de Viana do Castelo e que confirmam a devoção sentida pelos Vianenses através dos tempos.
São exemplo, nesta imagem: 

CAPELA DAS MALHEIRAS (Séc. XVIII) 
Um dos símbolos religiosos da cidade de Viana do Castelo, situado no cimo da Rua Gago Coutinho, é a chamada Capela das Malheiras (por alusão à família proprietária - os Malheiro Reimão). Mandada construir por D. Frei António do Desterro Malheiro Reimão, bispo do Rio de Janeiro e construída com dinheiro e segundo diretrizes por ele mandadas do Brasil, foi dedicada a S. Francisco de Paula.
A fachada é notável, por repetir em granito os motivos de algas, líquenes e concheados que no interior foram talhados em madeira. 
Esta capela abre ao público unicamente uma vez por ano, na noite de quinta-feira santa. 

TEMPLO DE SANTA LUZIA (Séc. XX) 
O Templo do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido por Templo de Santa Luzia, está construído num ponto privilegiado do Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, sendo a edificação que mais se destaca na sua paisagem. Templo aberto ao culto em 22 de Agosto de 1926, já depois da morte do seu autor, foi apenas concluído em 1943.

Capela das Malheiras e Templo de Santa Luzia, Viana do Castelo

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Sabe o que vai acontecer de 4 a 14 de julho?

Os jardins Público e da Marina vão encher-se de atividades com o “MARGINAL - festa no jardim”. Esta 3ª edição inclui concertos, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids, o Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (4 a 7 de julho), entre muito mais, sempre de acesso livre.  E porque já estamos em contagem decrescente para a Festa no Jardim, vamos recordar o programa da Festa?

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

“Marginal - Festa no Jardim” arranca a 14 de julho com experiências para toda a família

De 14 a 24 de julho, vai realizar-se no Jardim Público e no Jardim da Marina um evento cheio de experiências diurnas e noturnas para toda a família. Concertos, dança, jogos, showcookings, ateliers, conversas… vão animar a marginal de Viana do Castelo durante 11 dias. Clique na imagem e conheça a programação completa.

Ecrã gigante para ver o Europeu

De 10 de junho a 10 de julho, o Jardim da Marina, em Viana do Castelo, passa a chamar-se “Praça do Euro”, já que é ali que os vianenses vão poder ver em direto, ao ar livre, e gratuitamente, todos os jogos do Euro 2016 a disputar em França.  Se não pode ir a França e gosta de ver futebol rodeado de muitos adeptos, o ecrã gigante que vai estar instalado no Jardim da Marina é a melhor forma de seguir as emoções do campeonato.  O primeiro jogo de Portugal no Euro será contra a seleção da Islândia no próximo dia 14 de junho, às 20H00.  CONFIRA O CALENDÁRIO DOS JOGOS DE PORTUGAL (Fase de Grupos)  (hora de Portugal continental)
 14 de junho (20H00): PORTUGAL - ISLÂNDIA  18 de junho (20H00): PORTUGAL - ÁUSTRIA  22 de junho (17H00): PORTUGAL - HUNGRIA  CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO DOS JOGOS (Fase de Grupos)  (hora de Portugal continental)
 Sexta-feira, 10 de Junho, 20h00: França - Roménia – Grupo A Sábado, 11 de Junho, 14h00: Albânia - Suíça – Grupo A Sábado, 11 de Junho,