Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo, uma cidade com história

A história da cidade de Viana do Castelo está bem testemunhada pelos seculares monumentos religiosos que surgem aqui e ali, ao virar de uma esquina, no fundo de uma rua ou no cimo de um monte, surpreendendo o visitante com a beleza das suas formas arquitectónicas. 
É com naturalidade que o visitante descobre os vários monumentos da cidade, pois distam poucas centenas de metros uns dos outros. 
Na imagem são apresentados a Sé Catedral (Séc. XV), a Igreja da Caridade (séc. XVI/XX), o Templo de Santa Luzia (Séc. XX) e a Capela das Malheiras (Séc. XVIII).

Comentários

  1. Se Manuel Afonso Espregueira pode-se falar diria quem retirou o ramo em bronze28 fevereiro, 2015 20:03

    Durante a calada da noite um monumento de Viana foi danificado.
    No Jardim Publico roubaram uma peça de bronze que fazia parte do monumento erigido à memória de Manuel Afonso Espregueira.
    Quem se der ao cuidado confirma que foi retirada à força danificando a pedra que sustenta o busto.
    Quem fez tal ato , naturalmente pode vir a completar o resto !

    ResponderEliminar
  2. Homem com valor que a cidade esqueceu05 março, 2015 20:25

    Faleceu em Dezembro passado nos Açores o Dr. José de Almeida professor ( História )da antiga Escola Frei Bartolomeu dos Martíres no Jardim D.Fernando em Viana do Castelo.
    Exerceu o cargo de Diretor da Escola Dr. Martins Vicente da Vila Nova de Cerveira.
    Foi Deputado da Ação Nacional Popular à Assembleia Nacional em representação do circulo de Viana do Castelo.
    Liderou a frente de Libertação dos Açores ( FLA).
    Deixou muitos amigos em Viana. Homem integro , correto ,com caráter , amava esta região onde permaneceu cerca de 20 anos .
    Perseguido e ameaçado pelos " Revolucionários de Pantufas " teve de abandonar a terra que tanto gostava e exilou-se para U.S.A.
    Só fez bem e recebeu mal. Enquanto não o sanearam não descansaram e o mal que lhe fizeram nunca foi reparado.
    Apesar de tudo deixou muitos amigos que o admiravam .
    Paz à sua Alma.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana acende luzes de Natal a 02 de dezembro

As iluminações de Natal vão acender-se nas ruas da cidade de Viana do Castelo no dia 02 de dezembro, e estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. A programação de Natal será anunciada pela Câmara de Viana no próximo dia 25 de novembro. (Notícia atualizada em 25 nov 2022 com mais informação)

Natal 2022 em Viana do Castelo com mais ruas iluminadas e um investimento de 160 mil euros

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, um investimento de 160 mil euros na animação de Natal, menos 10 mil do que em 2021, com “mais ruas iluminadas” e espetáculos multimédia em toda a Avenida dos Combatentes. Segundo o presidente da Câmara de Viana do Castelo, que falava durante a reunião camarária para apresentar protocolo de cooperação entre o município e a Associação Empresarial, o valor destinado à animação de Natal 2022 representa uma poupança de 10 mil euros, em relação ao investimento do ano passado, sendo que, durante os meses de dezembro e janeiro, “haverá mais ruas iluminadas” e que o os espetáculos multimédia, que até agora preenchiam cerca de metade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, vão ser alargados a toda a extensão da principal artéria da cidade. Os espetáculos multimédia, diários, consistem em jogos de luzes sincronizados com música e, atraem centenas de pessoas. Luís Nobre anunciou ainda que a árvore de Natal 3D, com cerca de 30 metros

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Viana do Castelo vai receber o Natal e Passagem de Ano com concertos, animação de rua, exposições…

De 01 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a cidade vive intensamente as festividades do Natal e da chegada do Ano Novo.  A programação “Viana, Coração do Natal”, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, é bastante diversificada. O programa inclui propostas em vários locais na cidade, para que miúdos e graúdos possam celebrar esta época festiva. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano, são sugestões de coisas para fazer este Natal, sozinho, entre amigos ou em família. Destaques da Programação > A 02 de dezembro, são inauguradas as iluminações de Natal nas ruas da cidade, em parceria com a Associação Empresarial de Viana do Castelo. Este ano, as iluminações estarão ligadas de segunda-feira a quinta-feira, das 18h00 às 22h00 e, às sextas-feiras e fins-de-semana, o horário será alargado, entre as 18h00 e a 00h00. > A Praça da República

A magia do Natal está de regresso à Praça

Com a chegada da época mais especial do ano, está de volta à Praça da República de Viana do Castelo, a Praça Natal. De 02 de dezembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023 a principal Praça da cidade vai estar decorada com motivos alusivos à época natalícia. Não vão faltar a Casa do Pai Natal, a Árvore de Natal, o Presépio e também um Carrossel que vai proporcionar aos mais pequenos momentos de diversão e alegria. Refira-se, que a Praça Natal faz parte do evento “Viana, Coração do Natal”, que apresenta mais de uma centena de propostas e iniciativas, para todos os gostos e idades, até à primeira semana de janeiro do novo ano. Praça Natal, Mercado de Natal, atividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano são os pontos altos da programação.