Avançar para o conteúdo principal

Praça de touros de Viana não vai ser demolida. Passa a pavilhão desportivo em 2016


Ginástica, esgrima, patinagem artística, hóquei em patins e basquetebol são algumas das modalidades que vão existir no pavilhão desportivo.
A reconversão da antiga praça de touros de Viana do Castelo em pavilhão desportivo vai começar em 2016 e não implicará a demolição do imóvel desactivado há seis anos, disse esta quarta-feira à agência Lusa o autarca local. "Espero ter o projecto pronto até final deste ano para execução em 2016. A praça de touros terá uma função desportiva e o nosso parceiro será a Escola Desportiva de Viana (EDV). Juntos vamos encontrar o modelo de financiamento mais ajustado para esta reabilitação", afirmou José Maria Costa. 
O autarca adiantou que a demolição do imóvel, desativado há seis anos desde que cidade se declarou anti-touradas, "nunca esteve em causa", afirmando que o relatório do estudo que a Câmara encomendou ao Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto "diz que é preciso ter alguns cuidados em algumas áreas". "Tirámos as dúvidas quanto às questões estruturais através do Instituto de Construção. Agora o trabalho é dos engenheiros e arquitectos que vão adequar essas condicionantes ao projecto de reabilitação, e fazer uma estrutura que sirva o desporto e os jovens do concelho", sustentou. 
José Maria Costa adiantou que o projecto "vai ser elaborado pela Câmara e o programa base será traçado em cooperação com a EDV", avançando que o objectivo é ter o projecto pronto até final deste ano para "aproveitar fundos do actual quadro comunitário de apoio". "Eu próprio já tive uma reunião com a EDV e vamos avançar com uma proposta de projecto de reabilitação, para função desportiva, para que a EDV possa utilizar o espaço como multifunções", sustentou, apontando a prática de várias modalidades, em simultâneo, como ginástica, esgrima, patinagem artística e hóquei em patins e basquetebol. 
A praça foi construída em 1948 e teve uma intensa actividade inicial mas, nos últimos anos, ficou reduzida a apenas um espectáculo anual, por altura da Romaria da Senhora d'Agonia, o que aconteceu pela última vez em Agosto de 2008. Está encerrada desde 2009, quando Viana do Castelo se declarou cidade anti-touradas. 
Chegaram a ser avançadas várias hipóteses para aquele imóvel, como um centro de Ciência Viva, um Centro de Mar - entretanto instalado a bordo do antigo navio hospital Gil Eannes - e um espaço de restauração e actividades náuticas. Até hoje não foi dada qualquer utilização pública ao equipamento. Agora, a "vontade clara" da autarquia de dar resposta à "falta de condições físicas com que se debate a Escola Desportiva de Viana (EDV)" está na origem da transformar o espaço num pavilhão desportivo. 
Anteriormente à Lusa, o presidente da EDV, Rui Jorge Silva, manifestou "satisfação", sublinhando que, "pela primeira vez em 39 anos de existência, o clube começa a ver alguma luz ao fundo do túnel", no que diz respeito a instalações próprias. 
Actualmente, acrescentou Rui Jorge Silva, o clube, com 1.300 atletas, "cresceu até ao limite", pelo que defendeu a necessidade do espaço da antiga arena da praça de touros, com uma área de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro, "ser rentabilizada, permitindo a prática de várias modalidades em simultâneo". Para o exterior do edifício, situado no parque da cidade, é proposta a criação de estruturas que permitam a prática desportiva ao ar livre.
Texto: Agência Lusa 11.03.2015

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Veleiro encalhado no rio Minho, em Caminha, já se encontra no rio Lima, em Viana do Castelo

Veleiro com bandeira alemã, que encalhou no passado domingo (11) na foz do rio Minho, em Caminha, já se encontra atracado junto à marina de Viana do Castelo. Foi um rebocador de Viana do Castelo que o conseguiu resgatar aproveitando a preia-mar, rebocando-o para o estuário do rio Lima. 📸 13 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Já visitou a Exposição Nacional de Filatelia "VIANNA 2026"?

Uma oportunidade para ver um dos mais importantes eventos filatélicos nacionais, reunindo em Viana do Castelo alguns dos mais prestigiados expositores portugueses, bem como coleções de elevado valor histórico, documental e cultural, numa iniciativa da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva e Federação Portuguesa de Filatelia-APD.  Para ver no Centro Cultural de Viana do Castelo, até 18 outubro 2026, das 09h00-13h00 / 14h30-18h00. A entrada é livre! 📸 14 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo já começou a montar as decorações de Natal

Estamos a mais de dois meses do Natal, mas Viana do Castelo já começou a preparar a cidade para a época mais mágica do ano.  Este ano, o Natal em Viana do Castelo vai contar com 38 arruamentos iluminados, espetáculos multimédia ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e colocação de uma árvore de Natal 3D gigante iluminada no Largo de São Domingos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. 📸 13 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Mundial de Pesca entra na fase decisiva amanhã em Viana do Castelo

Decorreu hoje, 16 de outubro, o segundo dia de prova do III Campeonato do Mundo de Pesca à Bóia - Mar, que está a decorrer na margem direita do rio Lima, em Viana do Castelo. Amanhã, 17 de outubro, dia de encerramento, terá lugar a 3ª e última prova da competição, com a seguinte programação: 09h30 > Distribuição dos Iscos e Engodos 11h30 – 15h30 > 3ª e Última Prova 19h00 > Cerimónia de Entrega de Prémios 20h00 > Banquete de Encerramento Consulte a classificação geral coletiva e individual dos dez primeiros classificados, após duas provas realizadas👇 📸 16 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Bom dia!

Comece o dia com estas vistas sobre a cidade de Viana do Castelo, a partir da ponte Eiffel. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelodo