Avançar para o conteúdo principal

Praça de touros de Viana não vai ser demolida. Passa a pavilhão desportivo em 2016


Ginástica, esgrima, patinagem artística, hóquei em patins e basquetebol são algumas das modalidades que vão existir no pavilhão desportivo.
A reconversão da antiga praça de touros de Viana do Castelo em pavilhão desportivo vai começar em 2016 e não implicará a demolição do imóvel desactivado há seis anos, disse esta quarta-feira à agência Lusa o autarca local. "Espero ter o projecto pronto até final deste ano para execução em 2016. A praça de touros terá uma função desportiva e o nosso parceiro será a Escola Desportiva de Viana (EDV). Juntos vamos encontrar o modelo de financiamento mais ajustado para esta reabilitação", afirmou José Maria Costa. 
O autarca adiantou que a demolição do imóvel, desativado há seis anos desde que cidade se declarou anti-touradas, "nunca esteve em causa", afirmando que o relatório do estudo que a Câmara encomendou ao Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto "diz que é preciso ter alguns cuidados em algumas áreas". "Tirámos as dúvidas quanto às questões estruturais através do Instituto de Construção. Agora o trabalho é dos engenheiros e arquitectos que vão adequar essas condicionantes ao projecto de reabilitação, e fazer uma estrutura que sirva o desporto e os jovens do concelho", sustentou. 
José Maria Costa adiantou que o projecto "vai ser elaborado pela Câmara e o programa base será traçado em cooperação com a EDV", avançando que o objectivo é ter o projecto pronto até final deste ano para "aproveitar fundos do actual quadro comunitário de apoio". "Eu próprio já tive uma reunião com a EDV e vamos avançar com uma proposta de projecto de reabilitação, para função desportiva, para que a EDV possa utilizar o espaço como multifunções", sustentou, apontando a prática de várias modalidades, em simultâneo, como ginástica, esgrima, patinagem artística e hóquei em patins e basquetebol. 
A praça foi construída em 1948 e teve uma intensa actividade inicial mas, nos últimos anos, ficou reduzida a apenas um espectáculo anual, por altura da Romaria da Senhora d'Agonia, o que aconteceu pela última vez em Agosto de 2008. Está encerrada desde 2009, quando Viana do Castelo se declarou cidade anti-touradas. 
Chegaram a ser avançadas várias hipóteses para aquele imóvel, como um centro de Ciência Viva, um Centro de Mar - entretanto instalado a bordo do antigo navio hospital Gil Eannes - e um espaço de restauração e actividades náuticas. Até hoje não foi dada qualquer utilização pública ao equipamento. Agora, a "vontade clara" da autarquia de dar resposta à "falta de condições físicas com que se debate a Escola Desportiva de Viana (EDV)" está na origem da transformar o espaço num pavilhão desportivo. 
Anteriormente à Lusa, o presidente da EDV, Rui Jorge Silva, manifestou "satisfação", sublinhando que, "pela primeira vez em 39 anos de existência, o clube começa a ver alguma luz ao fundo do túnel", no que diz respeito a instalações próprias. 
Actualmente, acrescentou Rui Jorge Silva, o clube, com 1.300 atletas, "cresceu até ao limite", pelo que defendeu a necessidade do espaço da antiga arena da praça de touros, com uma área de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro, "ser rentabilizada, permitindo a prática de várias modalidades em simultâneo". Para o exterior do edifício, situado no parque da cidade, é proposta a criação de estruturas que permitam a prática desportiva ao ar livre.
Texto: Agência Lusa 11.03.2015

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Adjudicada empreitada para construção da “CASA MORTUÁRIA MUNICIPAL”

Segundo informação publicada no Portal Base (Contratos Públicos Online), a Câmara Municipal de Viana do Castelo adjudicou, em 30 setembro de 2020, pelo montante de € 781.505,16, a que acresce o I.V.A. à taxa legal, a empreitada da "CASA MORTUÁRIA MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO”, com o prazo de execução de 210 dias. A nova Casa Mortuária irá situar-se na Avenida Capitão Gaspar de Castro, nos terrenos do Horto Municipal, aproveitando a proximidade ao Cemitério existente. A construção, com uma área bruta de 561,70 m2 integra, nomeadamente, quatro salas mortuárias, áreas sanitárias, salas de família e sala de apoio.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo prepara-se para receber o Festival de Folclore Internacional Alto Minho

Entre os dias 13 e 19 de julho, Viana do Castelo irá receber grupos oriundos da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Países Baixos e Portugal, que durante vários dias encherão as ruas e palcos de música, dança, cor e alegria. O programa do XXVIII Festival de Folclore Internacional Alto Minho, contempla grandes galas na Praça da República e no Casino Afifense, atuações em instituições de solidariedade social, desfile pelas ruas da cidade, tasquinhas e momentos de convívio. Amanhã, 10 de Julho, sexta-feira, a partir das 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), terá lugar a Abertura da Exposição "Cartazes com História". As Galas da Praça da República de Viana do Castelo : 14 de Julho | Terça-feira 21h30 - Gala de Boas-Vindas 17 de Julho | Sexta-feira 21h30 - Gala do Encontro de Culturas 18 de Julho | Sábado 21h30 - Gala da Despedida 📸 9 julho | @olharvianadocastelo  Consulte o programa completo👇

Monumento a Viana do Castelo

Monumento a Viana do Castelo dá as boas vindas aos visitantes que chegam à cidade vindos do mar. A estátua, feita em bronze, folheada a ouro, tem 5 metros de altura e está assente sobre um pedestal de granito de igual medida. É da autoria do escultor vianense Manuel Rocha, que imaginou uma figura de mulher voltada para o mar, na pose de quem oferece com uma mão uma flor e com a outra segura um barco típico da Ribeira de Viana do Castelo. Implantado junto ao Castelo de Santiago da Barra, o Monumento a Viana do Castelo foi inaugurado no dia 5 de outubro de 1999, faz hoje 21 anos.

Imagem do Sagrado Coração de Jesus

A estátua do Sagrado Coração de Jesus, feita em bronze, é da autoria do escultor Aleixo Queirós Ribeiro. Inicialmente, no ano de 1898, foi erigida mesmo em frente da capela de Santa Luzia, demolida em 1926, para dar lugar à construção do Templo-Monumento do Sagrado Coração de Jesus (Templo de Santa Luzia).  Depois de concluído o Templo do Sagrado Coração de Jesus (Templo de Santa Luzia), que veio substituir a antiga capela, foi esta estátua colocada num nicho aberto na fachada do novo Templo.