Avançar para o conteúdo principal

Elevador de Santa Luzia um símbolo de Viana há 92 anos


O Elevador (Funicular) de Santa Luzia, em Viana do Castelo, faz hoje 92 anos. Foi inaugurado a 2 de junho de 1923. É um dos símbolos mais conhecidos da cidade. Faz a ligação entre o sopé e o topo do Monte de Santa Luzia, onde se encontra o Templo do Sagrado Coração de Jesus. 
É o mais extenso do país, com um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros. Funciona a contrapeso, ou seja, a carruagem que desce, faz subir a outra, cruzando-se ambas exatamente a meio do percurso. 

O elevador de Santa Luzia proporciona uma viagem com duração de 7 minutos e uma vista ímpar sobre a cidade, num trajeto com aproximadamente 650 metros. Faça uma viagem virtual de ida e volta (um pouco mais rápida do que a real), visionando o vídeo em baixo.

(Para alterar a qualidade do vídeo, toque no ícone da roda dentada
no canto do leitor de vídeo e selecione a qualidade pretendida).

Comentários

  1. Boas tardes,

    Antes demais os meus sinceros parabéns pelo trabalho profissional e apaixonado que ddedica ao blogge.

    Viana merece alguém assim.

    Fiquei apaixonado pela cidade e as suas gentes no ano passado aquando das Festas da Senhora da Agonia. Não perco agora uma oportunidade de divulger e elogiar Viana e as suas tradições.

    Bem haja!

    Nuno Gonçalves

    ResponderEliminar
  2. Os meus sinceros parabéns pelo trabalho realizado em prol de Viana.

    Bem haja!


    Nuno Gonçalves

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

É o fim do Edifício Jardim (Prédio Coutinho)

Hoje, 01 JUL 2022, desaparece definitivamente do Centro Histórico da cidade de Viana do Castelo.

Ponte Eiffel, em Viana, faz 141 anos

Feita em ferro e desenhada no gabinete de Gustave Eiffel, a ponte que liga as duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada a 30 de junho de 1878, tendo sido construída para substituir a antiga e precária ponte de madeira. A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) A Ponte Eiffel de Viana do Castelo (1930/1940)

O Desfile da Mordomia na Romaria d’Agonia

O Desfile da Mordomia é um dos momentos de maior destaque naquela que é considerada a Rainha das Romarias de Portugal. Depois de dois anos de ausência daquele número devido à pandemia, na Romaria d’Agonia 2022 é esperado um recorde de participações. Cerca de 800 mordomas (número máximo aceite pela organização) irão estar no desfile que vai decorrer no dia 18 de agosto. Em 2019 participaram no desfile 619 mordomas. O Desfile da Mordomia é considerado a maior montra de trajes e ouro ao ar livre do país. No deste ano, estima-se que o valor total do ouro que as 800 mordomas vão usar (2,5 quilogramas, em média, cada uma), calculado com base no preço atual, atinja os 94 milhões de euros.

Viana do Castelo com e sem o Edifício Jardim (Prédio Coutinho)

Estas duas imagens não foram manipuladas, são mesmo reais. Já se percebe a mudança na paisagem. Saiu de cena o edifício de 13 andares.