Avançar para o conteúdo principal

PRAÇA DE TOUROS | Anteprojeto de reconversão

A construção de uma pista de atletismo a dez metros de altura, com 200 metros de extensão e vista panorâmica é uma das valências do 'campus' desportivo que vai nascer na antiga praça de touros de Viana do Castelo. 
Em declarações hoje à agência Lusa, a propósito da conclusão do anteprojeto de reconversão da antiga praça de touros em 'campus' desportivo, o presidente da Câmara revelou que a infraestrutura, a criar no exterior e abrangendo todo o perímetro do edifício, poderá ser utilizada por atletas e pela população para "jogging, atletismo, caminhadas entre outras atividades de manutenção física". 
A pista "será coberta", permitindo a sua utilização "mesmo em condições climatéricas adversas" e está integrada no projeto para reconversão da antiga praça de touros, um investimento de 2,5 milhões de euros que vai a concurso em abril de 2017 e que prevê a transformação da antiga arena, desativada há cerca de sete anos desde que cidade se declarou antitouradas, em espaço multiusos. 
A intervenção, "cujo projeto final será apresentado apresentado à cidade no início de 2017" está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado ao programa comunitário do Portugal 2020. 
O estudo prévio da obra, segundo o autarca socialista, prevê ainda "a criação de áreas desportivas e espaços de apoio, bancadas e uma área panorâmica destinada à restauração com vista para o rio Lima".
Na envolvente, o espaço, situado junto aquele rio "vai ser todo requalificado transformando-o num verdadeiro campus desportivo". 
A futura "Praça Viana" será "gerida pela Escola Desportiva de Viana (EDV), em regime de comodato, dotando a associação de condições adequadas para as inúmeras modalidades e para a formação dos jovens do concelho". A EDV completou em maio 40 anos de existência e tem mais de 1.300 atletas. 
À Lusa, o presidente da EDV, Rui Silva destacou que o anteprojeto, apresentado durante a festa das modalidades do clube, prevê a reconversão da antiga arena, situada no rés do chão do edifício, em espaço multiusos. 
Terá capacidade para receber, em simultâneo, várias modalidades, como voleibol, basquetebol, ginástica e contempla ainda uma zona a concessionar, destinada à prática de 'fitness'. 
O primeiro andar do redondel está destinado à área de restauração, com espaços envidraçados, com vista para o rio Lima, ao museu da EDV. Trata-se de uma área "autónoma" que permite a circulação do público e o acesso às bancadas. 
No último piso, igualmente envidraçado, será criada uma sala com 38 metros quadrados, reservada à modalidade de esgrima. 
O projeto previsto para a antiga arena, com uma área de 3.800 metros quadrados, e cerca de 65 metros de diâmetro, é da autoria do arquiteto Rui Cavaleiro, responsável pela requalificação realizada no parque da cidade, como o centro de remo e Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA). 
A praça foi construída em 1948 e teve uma intensa atividade inicial mas, nos últimos anos, ficou reduzida a apenas um espetáculo anual, por altura da Romaria da Senhora d'Agonia, o que aconteceu pela última vez em agosto de 2008. Está encerrada desde 2009, quando Viana do Castelo se declarou cidade antitouradas. 
Chegaram a ser avançadas várias hipóteses para aquele imóvel, como um centro de Ciência Viva, um Centro de Mar - entretanto instalado a bordo do antigo navio hospital Gil Eannes - e um espaço de restauração e atividades náuticas. Até agora não foi dada qualquer utilização pública ao equipamento que se encontra "bastante degradado".

Reconversão da antiga Praça de Touros, Viana do Castelo

Reconversão da antiga Praça de Touros, Viana do Castelo

Reconversão da antiga Praça de Touros, Viana do Castelo

Reconversão da antiga Praça de Touros, Viana do Castelo

Reconversão da antiga Praça de Touros, Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Carnaval 2025 em Viana do Castelo

De 24 fevereiro a 4 março de 2025, Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval com diversas iniciativas inseridas no evento VIANA EM FOLIA : ANIMAÇÃO DE RUA, MÚSICA, DANÇA, TEATRO, BAILE, DJ'S, DECORAÇÃO ALUSIVA E COMBOIO INFANTIL.

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Alunos de Viana andam em terra e água sem sair do mesmo veículo

Estão a decorrer em Viana do Castelo, desde ontem, prolongando-se por todo o dia de hoje, as iniciativas “Alista-te por um dia” e “Cidadania e Forças Armadas” que pretendem dar a conhecer as Forças Armadas e ajudar a cativar as gerações mais novas para a vida militar. Ao todo, cerca de 300 alunos de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo participaram em diversas atividades, nomeadamente numa viagem bem fora do comum, diferente e divertida, que mistura terra e água sem sair do mesmo veículo. Um passeio num veículo anfíbio dos Fuzileiros da Marinha Portuguesa que entusiasmou todos os participantes.

Este é o novo hotel que está a nascer em Viana do Castelo

A unidade hoteleira de quatro estrelas, está a ser construída junto ao Parque da Cidade, e vai custar 18 milhões de euros.   Inspirado nas formas da construção naval (Estaleiros Navais de Viana do Castelo), o novo hotel Meliá Viana é um projeto de Cristiano Costa, do gabinete de arquitetura C & C ARCHITECTS - Arquitectura e Serviços, que partilhou recentemente estas imagens. Algumas imagens do projeto Hotel Meliá Viana👇

Começou o “Viana Amor & Folia”

De 13 a 17 de fevereiro, a praça da República de Viana do Castelo vai encher-se de atividades com o “Viana Amor & Folia”. 📸 13 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo