Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Acontece em Dezembro

Ao longo de todo o mês de dezembro, há mais de 60 iniciativas para viver a experiência de um Natal e Passagem de Ano em Viana do Castelo. As atividades irão decorrer em vários espaços e incluem: exposições, música/dança, teatro, mostras/feiras, atividades para a infância, oficinas temáticas/workshops e atividades desportivas.  

Alguns destaques:  

MERCADO À MÃO DE NATAL - Praça da República 
16 A 25 DE DEZEMBRO 
Mercado à Mão de Natal é uma feira de artesanato e manualidades que decorre na Praça da República de Viana do Castelo. Dentro do espírito natalício é uma oportunidade de comprar prendas de natal artesanais.
Horários: De 16 a 23 das 10h00 às 19h00, dia 24 das 9h00 às 16h00 e dia 25 das 15h00 às 18h00. 

ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS - Centro Cultural de Viana  
16, 17 E 18 DE DEZEMBRO 
Uma peça divertida para miúdos e graúdos em que a curiosidade de uma criança e a experiência de sua avó, idosa mas viçosa, levam-nas enfrentar as consequências deste conflito ensinando, com muita música e brincadeira, valiosas lições sobre a amizade, a felicidade, a convivência e o trabalho em equipa.
SINOPSE 
O coração da floresta desapareceu e esta está em vias de ser derrubada, a Rainha de Copas proibiu o riso e o Tenente de Espadas certifica-se de que a lei é cumprida por todo o lado.  Cabe a Alice, à sua Avó, e aos seus amigos Van Gogui, Sir William, Coelho Branco e Lagarta Tixa desvendar um mistério, devolver o riso ao País das Maravilhas e salvar a floresta. 
Horários: 16 e 17 de dezembro 2016 - 22H00 e 18 de dezembro de 2016 - 16H00
Preço dos bilhetes: 3 aos 12 anos - 3€ / maiores de 12 anos - 5€

CHEGADA DO PAI NATAL - Porta Mexia Galvão 
17 DE DEZEMBRO 
O simpático velhinho de barbas brancas vai chegar à Porta Mexia Galvão às 15h00 e promete contagiar todos – dos mais pequenos aos mais graúdos – com a magia do Natal. 
A chegada do Pai Natal ficará marcada pela animação infantil diversa, com realce para a encenação do Conto “À Espera do Pai Natal”. 

SÁBADO COM HISTÓRIAS - Biblioteca Municipal 
17 DE DEZEMBRO 
"A Noite de Natal do Palhaço João-Surpresa: Uma História de Natal com um Toque de Magia", de Dugald Steer.
História destinada a crianças até aos 12 anos.
Local: Biblioteca Municipal, às 10h30 e 15h00, com atividades paralelas.

NATAL COM OS MUSEUS - Antigos Paços do Concelho 
19 A 23 DE DEZEMBRO 
Antigos Paços do Concelho (R/C), das 10h00 às 18h00

RITA GUERRA/CONCERTO DE FIM DE ANO - Praça da Liberdade 
31 DE DEZEMBRO 
Rita Guerra, um dos maiores nomes da música portuguesa, vai estar na Praça da Liberdade, em Viana do Castelo, no dia 31 de dezembro, pelas 23h00, para dar as boas vindas a 2017. Uma oportunidade para reviver alguns dos grandes êxitos da cantora.

Clique AQUI e fique a par de todas as iniciativas programadas para assinalar o Natal e Ano Novo em Viana do Castelo.

Para ver em Viana do Castelo no mês de dezembro

Comentários

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

É o fim do Edifício Jardim (Prédio Coutinho)

Hoje, 01 JUL 2022, desaparece definitivamente do Centro Histórico da cidade de Viana do Castelo.

Ponte Eiffel, em Viana, faz 141 anos

Feita em ferro e desenhada no gabinete de Gustave Eiffel, a ponte que liga as duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada a 30 de junho de 1878, tendo sido construída para substituir a antiga e precária ponte de madeira. A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) A Ponte Eiffel de Viana do Castelo (1930/1940)

Viana do Castelo com e sem o Edifício Jardim (Prédio Coutinho)

Estas duas imagens não foram manipuladas, são mesmo reais. Já se percebe a mudança na paisagem. Saiu de cena o edifício de 13 andares.

O Desfile da Mordomia na Romaria d’Agonia

O Desfile da Mordomia é um dos momentos de maior destaque naquela que é considerada a Rainha das Romarias de Portugal. Depois de dois anos de ausência daquele número devido à pandemia, na Romaria d’Agonia 2022 é esperado um recorde de participações. Cerca de 800 mordomas (número máximo aceite pela organização) irão estar no desfile que vai decorrer no dia 18 de agosto. Em 2019 participaram no desfile 619 mordomas. O Desfile da Mordomia é considerado a maior montra de trajes e ouro ao ar livre do país. No deste ano, estima-se que o valor total do ouro que as 800 mordomas vão usar (2,5 quilogramas, em média, cada uma), calculado com base no preço atual, atinja os 94 milhões de euros.