Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Pastelaria Manuel Natário em selo nacional alusivo a Cafés Históricos


A pastelaria/cafetaria Manuel Natário, situada no centro histórico de Viana do Castelo, integra desde ontem uma nova emissão filatélica dos CTT composta por seis selos dedicada aos “Cafés Históricos de Portugal”. Composta por cinco selos e um bloco representativos de seis cafés, dela fazem parte o Café A Brasileira em Braga, o Café a Aliança em Faro, a Pastelaria Manuel Natário em Viana do Castelo, o Café Milenário em Guimarães, o Café Piolho (Âncora D’Ouro) no Porto e a Pastelaria Versailles em Lisboa.  Esta emissão faz parte do 2º grupo de selos da série filatélica “Cafés Históricos”, tendo a primeira sido apresentada em outubro do ano passado.
Os CTT voltam assim a mostrar que procuram através da filatelia, e de acordo com a sua tradição, divulgar motivos de elevado interesse nacional enaltecendo, neste caso, a história e arquitetura portuguesas.
Esta emissão é composta por cinco selos com o valor facial de 0,50€ cada e uma tiragem de 125 000 exemplares cada; o bloco com um selo tem o valor de 1,40€ e uma tiragem de 45 000 exemplares.

Conheça a pagela da emissão “Cafés Históricos – 2.º Grupo”, clicando AQUI.

Foram as bolas de berlim que tornaram a Pastelaria Manuel Natário (aberta em 1950) num ícone da pastelaria nacional. A Pastelaria Manuel Natário vende mais de 1000 unidades por dia. São feitas duas fornadas, a primeira às onze e meia da manhã e a segunda às cinco da tarde.

Esta era a fila para a "fornada" da tarde no dia 30.08.2017

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma

Todos os vianenses a conhecem

Igreja de Santa Cruz, popularmente conhecida por Igreja de S. Domingos, construída no século XVI por iniciativa de S. Bartolomeu dos Mártires. Está classificada desde 1910 como monumento nacional. Fica situada no largo de S. Domingos, na freguesia de Monserrate.