Avançar para o conteúdo principal

GIL EANNES | Por onde andou antes de cá chegar


Assinala-se hoje, os 20 anos do regresso do Navio Gil Eannes à cidade de Viana do Castelo. Para comemorar esta data histórica, a Fundação Gil Eannes vai realizar um conjunto de iniciativas que incluem:

31 de janeiro | Entrada gratuita todo o dia no navio museu.
3 de fevereiro | Apresentação do livro “Os navios da Pesca à Linha”, abertura das exposições “Navios Construídos em Viana do Castelo para a Pesca do Bacalhau”, “Saint John's - Regaço de Navios e Pescadores”, “Uma viagem no tempo – navios, equipamentos e palamenta” e ainda a abertura de novos espaços museológicos.

Veja o vídeo "É melhor tarde do que nunca" sobre a história do navio-hospital Gil Eannes, antes de regressar a Viana do Castelo.

Uma visita guiada ao navio "Gil Eannes" e à sua história. Construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1955, este foi um dos navios portugueses mais importantes durante os cerca de 20 anos em que cruzou os oceanos. No entanto, em 1997 encontrava-se num avançado estado de degradação, pronto a ser desmantelado para sucata. Foi na sequência da emissão deste programa, e após o veemente apelo proferido pelo professor José Hermano Saraiva, que o "Gil Eannes" foi resgatado a esse fim inglório que se anunciava e completamente recuperado para as funções que hoje desempenha: um navio-museu onde funciona o Centro de Mar de Viana do Castelo.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Serenata da Romaria d’Agonia realiza-se a 27 de setembro

A Serenata da Romaria d’Agonia, espetáculo piromusical considerado um dos momentos mais emblemáticos das festas da cidade de Viana do Castelo, vai realizar-se no próximo dia 27 de setembro, às 00:00, se as condições meteorológicas assim o permitirem. Inicialmente previsto para o domingo da Romaria, em agosto, o espetáculo foi adiado devido aos incêndios que assolaram o país, numa decisão conjunta da organização e da Proteção Civil que levou ao cancelamento dos restantes espetáculos de fogo-de-artifício. Com mais de 100 mil disparos pirotécnicos, uma cachoeira de luz e efeitos multimédia inovadores, a Serenata volta agora a dar cor e som ao cenário natural e único de Viana do Castelo, tendo como palco o rio Lima e a Ponte Eiffel. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

NECTAR: o iate que atrai olhares em Viana do Castelo

O iate de luxo NECTAR encontra-se atracado no cais do Bugio, chamando a atenção de quem passa nas proximidades. Com 65 metros de comprimento, navega sob a bandeira das Ilhas Cayman. 📸 15 setembro | Olhar Viana do Castelo