GIL EANNES | Por onde andou antes de cá chegar


Assinala-se hoje, os 20 anos do regresso do Navio Gil Eannes à cidade de Viana do Castelo. Para comemorar esta data histórica, a Fundação Gil Eannes vai realizar um conjunto de iniciativas que incluem:

31 de janeiro | Entrada gratuita todo o dia no navio museu.
3 de fevereiro | Apresentação do livro “Os navios da Pesca à Linha”, abertura das exposições “Navios Construídos em Viana do Castelo para a Pesca do Bacalhau”, “Saint John's - Regaço de Navios e Pescadores”, “Uma viagem no tempo – navios, equipamentos e palamenta” e ainda a abertura de novos espaços museológicos.

Veja o vídeo "É melhor tarde do que nunca" sobre a história do navio-hospital Gil Eannes, antes de regressar a Viana do Castelo.

Uma visita guiada ao navio "Gil Eannes" e à sua história. Construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1955, este foi um dos navios portugueses mais importantes durante os cerca de 20 anos em que cruzou os oceanos. No entanto, em 1997 encontrava-se num avançado estado de degradação, pronto a ser desmantelado para sucata. Foi na sequência da emissão deste programa, e após o veemente apelo proferido pelo professor José Hermano Saraiva, que o "Gil Eannes" foi resgatado a esse fim inglório que se anunciava e completamente recuperado para as funções que hoje desempenha: um navio-museu onde funciona o Centro de Mar de Viana do Castelo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Programa da Romaria de 2021 com momentos ‘online’ e eventos com público

41ª Feira do Livro de Viana já tem data e programa

Projeto de 1ME quer reabilitar Castelo quatrocentista de Viana do Castelo - TPN

Com o Atlântico mesmo ao lado