Avançar para o conteúdo principal

GIL EANNES | Por onde andou antes de cá chegar


Assinala-se hoje, os 20 anos do regresso do Navio Gil Eannes à cidade de Viana do Castelo. Para comemorar esta data histórica, a Fundação Gil Eannes vai realizar um conjunto de iniciativas que incluem:

31 de janeiro | Entrada gratuita todo o dia no navio museu.
3 de fevereiro | Apresentação do livro “Os navios da Pesca à Linha”, abertura das exposições “Navios Construídos em Viana do Castelo para a Pesca do Bacalhau”, “Saint John's - Regaço de Navios e Pescadores”, “Uma viagem no tempo – navios, equipamentos e palamenta” e ainda a abertura de novos espaços museológicos.

Veja o vídeo "É melhor tarde do que nunca" sobre a história do navio-hospital Gil Eannes, antes de regressar a Viana do Castelo.

Uma visita guiada ao navio "Gil Eannes" e à sua história. Construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1955, este foi um dos navios portugueses mais importantes durante os cerca de 20 anos em que cruzou os oceanos. No entanto, em 1997 encontrava-se num avançado estado de degradação, pronto a ser desmantelado para sucata. Foi na sequência da emissão deste programa, e após o veemente apelo proferido pelo professor José Hermano Saraiva, que o "Gil Eannes" foi resgatado a esse fim inglório que se anunciava e completamente recuperado para as funções que hoje desempenha: um navio-museu onde funciona o Centro de Mar de Viana do Castelo.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.

Bom Caminho

São vários os caminhos que vão dar a Santiago de Compostela, na Espanha, sendo um deles, o Caminho Português da Costa. Viana do Castelo é um ponto de passagem obrigatório para milhares de peregrinos que, cada ano, escolhem rumar a Santiago de Compostela pelo litoral português.

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.