Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Notícias breves

A Praça da República sem o Caramuru 
Passados 10 anos, a Praça da República já se encontra livre do espelho de água e da Estátua do Caramuru. Inaugurado na passagem do ano de 2008 para 2009, o conjunto escultório vai ser mudado para a Praia Norte.

A Praça da República sem a Estátua do Caramuru

Ecrã gigante no Jardim da Marina para ver o Mundial 
O Campeonato do Mundo de Futebol vai realizar-se na Rússia, entre 14 de junho e 15 de julho. Se não quer ver os jogos sozinho, desloque-se ao Jardim da Marina de Viana do Castelo onde estão instaladas bancadas e um ecrã gigante pronto a passar os jogos da seleção portuguesa, e não só. 

Bancadas e ecrã gigante para ver o Mundial de Futebol no Jardim da Marina

Feira Medieval 
A décima primeira edição da Feira Medieval de Viana do Castelo vai realizar-se entre os dias 15 e 18 de junho de 2018, no centro histórico da cidade. O certame deste ano vai decorrer em catorze ruas do centro histórico e jardim público, contando com 190 expositores de todo o país e da vizinha Galiza.

Preparativos para a Feira Medieval 2018 em Viana do Castelo

Bares da Praia Norte 
Aparentemente já concluídos há algum tempo, tardam em abrir. Já foram avançadas várias datas para a sua inauguração, sucessivamente prorrogadas. Quem por lá passa, verifica que nos últimos dias tem havido movimentações de trabalhadores no seu interior, num deles até já existem cadeiras e mesas. Deve estar para breve a sua abertura.

Interior de um dos Bares da Praia Norte

Poluição visual na Praia Norte 
Parece que finalmente a Praia Norte vai-se ver livre dos postes e respetivas bandeiras (normalmente todas esfarrapadas) espetados no meio do azul do mar. Há muitos anos que esta poluição visual absurda, distorcia a observação desta paisagem natural. Um cenário nada agradável.

Remoção dos postes junto às piscinas de marés da Praia Norte

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”