VIANA l Ruínas do Convento de S. Francisco do Monte

O que resta do Convento de S. Francisco do Monte. Feitas com drone, as imagens, recentes (2019.01.02), são realmente desoladoras.

Um pouco da história deste mítico convento (extrato de um texto publicado pelo Jornal Diário de Notícias online em 15.09.2010) 
Datado do século XIV, há anos que está votado ao abandono e à espera de uma reabilitação que poderá custar cerca de dez milhões de euros para o transformar num retiro académico. É pelo menos essa a vontade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o seu proprietário, que vê numa parceria público-privada a única solução para salvar o que ainda resta do imóvel. 
Entretanto, o IPVC tem promovido várias pequenas obras de "consolidação de uma fachada", para "evitar que esta desmorone". 
A cerca de quatro quilómetros do centro de Viana do Castelo, aquele convento foi o terceiro fundado em Portugal pela Ordem Franciscana. Em 1834, com a extinção das Ordens Religiosas, foi comprado em hasta pública pelo visconde de Carreira, que constituiu no espaço da cerca uma exploração agrícola. A partir da década de 60 do século XX, o espaço entrou em progressivo estado de degradação e, em 1987, o último proprietário, Rui Feijó, doou-o à Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, que em 2001, por 250 mil euros, o vendeu ao IPVC.

(clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro)






Veja AQUI imagens do interior do convento em ruínas.

Comentários

  1. Lindo! Não vejo nada de desolador. Deve ser consolidado, protegido e não deve ser limpo.

    ResponderEliminar
  2. Sim, no mínimo devia ter uma intervenção mínima de consolidação de estruturas, conservação e proteção. Seria um bonito espaço para passeios pedestres, bem ao gosto "romântico".

    ResponderEliminar
  3. No estado em que agora se encontra creio quer seria o mais sensato a fazer. Devidamente divulgado seria um centro de grande atratividade para passeios de de domingo. Poderia ser mesmo "explorado" para encontros de grupos.

    ResponderEliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Politécnico estuda com Câmara destino de convento abandonado em Viana do Castelo

Em Viana há um tanque comunitário que ainda cumpre a sua função

Praça de Touros de Viana: Processo de demolição quase concluído

Geoparque Litoral de Viana do Castelo já tem aplicação móvel e sítio na internet