Monumentos de Viana invadem pacotes de açúcar


Doze locais emblemáticos da região norte ilustram milhares de pacotes de açúcar da marca Cafés CHRISTINA, que vão estar nos cafés, e não só, durante algum tempo. Fazem parte da coleção denominada “Olhar o Norte”, que a marca Cafés CHRISTINA acaba de lançar. Constituída por 12 imagens diferentes, dela constam o Santuário de Santa Luzia e a Casa da Praça, ambos monumentos da cidade de Viana do Castelo.
Os pacotes de açúcar são um bom veículo para divulgar e chamar a atenção para a riqueza do nosso património.

Um pouco da história destes monumentos:

TEMPLO DE SANTA LUZIA (Séc. XX)  
O Templo-Monumento de Santa Luzia, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus., está construído num ponto privilegiado do Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, sendo a edificação que mais se destaca na sua paisagem. Aberto ao culto em 22 de Agosto de 1926, já depois da morte do seu autor, foi apenas concluído em 1943. 

CAPELA DAS MALHEIRAS (Séc. XVIII)  
Um dos símbolos religiosos da cidade de Viana do Castelo, situado no cimo da Rua Gago Coutinho, é a chamada Capela das Malheiras (por alusão à família proprietária - os Malheiro Reimão). Mandada construir por D. Frei António do Desterro Malheiro Reimão, bispo do Rio de Janeiro e construída com dinheiro e segundo diretrizes por ele mandadas do Brasil, foi dedicada a S. Francisco de Paula. A fachada é notável, por repetir em granito os motivos de algas, líquenes e concheados que no interior foram talhados em madeira.  Esta capela abre ao público unicamente uma vez por ano, na noite de quinta-feira santa.


A coleção completa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Flores embelezam espaço público

World Navigator, construído em Viana

Viana Florida 2021

O antes e o depois

Coroas de flores na Praça assinalam tradição das Maias