O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais. É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo. Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.
Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade de Viana do Castelo, Portugal.
Tem estado com regularidade , até gostei de ver . A música popular é uma forma de exprimir alegria . Bem haja ! Se fosse nas Terras de Nóbrega , este homem era aplaudido e acarinhado pelos locais. Era uma 2a segunda Romaria da Agonia . Depois ficam indignados por não ser apurados para maravilhas de Portugal . A estátua que assentou Praça , já o vi em Vigo , Lisboa , Albufeira.Não sei se é natural de Viana ,mas vestido à lavrador até tinha mais graça. Fica a lembrança !
ResponderEliminarMelhor que não venha trajado de lavrador era uma ofensa á malta.
ResponderEliminarLembram - se da Cristina Ferreira ,cruxificaram - na ,quase até lhe batiam ,por umas ninharias sem interesse .
Estava a falar ,da região ,da cidade e ainda a trataram mal .Mas alguém foi o autor da guerra ,ajudou á missa . Foi de vela ,já não faz falta ,é um virar de página .
Aprendeu alguma coisa durante o reinado ,mas também dizia bacoradas .
A dado momento até se julgava , expert na matéria .