O Governo aprovou hoje, em Conselho de Ministros, o decreto que classifica, como conjunto de interesse nacional diversos bens móveis arqueológicos náuticos e subaquáticos, sendo-lhes atribuída a designação de "tesouro nacional": as seis pirogas monóxilas provenientes de recolha arqueológica subaquática realizada no rio Lima, em Viana do Castelo; os três astrolábios provenientes de recolha arqueológica subaquática realizada em São Julião da Barra, e os dez canhões provenientes de recolha arqueológica subaquática, realizada na Ponta do Altar. As pirogas monóxilas são embarcações construídas a partir de um único tronco de árvore, neste caso de carvalho. Este conjunto apresenta um interesse arqueológico e patrimonial muito relevante enquanto testemunho notável da navegação em Portugal, e da travessia do Rio Lima em particular, desde a Idade do Ferro até à Baixa Idade Média. A dimensão do conjunto e de cada exemplar (uma delas com quase 7m de comprimento), o seu estado de conser
Notícias, atualidades e curiosidades acerca da cidade / distrito de Viana do Castelo, Portugal.
Alguém reparou na corzinha que vai ficar a casa dos Quesados em frente ao liceu? Esta terra virou parque da Disney? O grupinho ignorante do gabinete técnico da câmara tem de ler mais ou sair porque isto não é serviço que se preste.
ResponderEliminarNa 1a foto da rampa da Ponte do lado direito, existiu um Posto de Trânsito . Se não tivesse sido demolido , hoje servia de apoio logístico aos peregrinos a Santiago de Compostela .
ResponderEliminarPonte de lima, foi mais inteligente , deu alguma utilidade ao seu posto .Actualmente é local de venda de tabacos e jornais e informações . Hoje o mantém .É um marco histórico . " Alguns iluminados " da nossa cidade , tudo lhes fazia confusão , destruíram memórias de épocas passadas.