No passado dia 15 de março foi assinado o contrato para a realização da empreitada relativa à reabilitação de uma antiga carruagem do Funicular de Santa Luzia. A obra inclui ainda o arranjo paisagístico da área envolvente à carruagem, que se encontra estacionada nos terrenos da estação superior, junto ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus.
O preço contratual da obra atinge os 16 991,80 €. A empreitada deverá ficar concluída em 40 dias, a contar da data da sua consignação.
BREVE HISTORIAL DO FUNICULAR DE SANTA LUZIA
Construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa, o Elevador de Santa Luzia foi inaugurado a 2 de junho de 1923, através da Empresa do Elevador de Santa Luzia.
Em 1945 conheceu importantes trabalhos de reparação, nos quais é de salientar a total reconstrução das cabinas.
Em 28 de Março de 1946, através do decreto-lei n.° 35:561 é classificado definitivamente o caminho de ferro do elevador do Monte de Santa Luzia, que determina também que passará a ser designado abreviadamente como Funicular de Santa Luzia.
A 27 de Julho de 1988 é concessionado a uma empresa da cidade, por um prazo de 10 anos.
A 19 de Abril de 2001 termina a concessão à referida empresa, ficando o mesmo inactivo a partir daquela data, entrando em processo de degradação.
A 28 de Janeiro de 2005 é transferido para o domínio público do Município de Viana do Castelo através do Despacho n°. 90/2005.
Em meados de 2005 é iniciada a empreitada de reabilitação através do Município de Viana do Castelo, com um custo de 2,28 milhões de euros. É renovada a linha, são recuperados os muros que a ladeiam e são instaladas duas modernas carruagens. É ainda construído um trajeto pedonal ao longo de todo o percurso e instalada nova iluminação elétrica.
Características gerais: desnível 160 mt, distância 650 mt, inclinação 25%.