Avançar para o conteúdo principal

Pandemia impede cumprimento de tradição vianense

Uma das mais antigas tradições da Páscoa em Viana do Castelo não será hoje cumprida, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia da covid-19. Antes da pandemia, a Quinta-Feira Santa era tempo de visitar capelas e igrejas à noite. Uma tradição única que atrai todos os anos milhares de pessoas à cidade para percorrerem o roteiro pelas mais de duas dezenas de capelas e igrejas, que neste dia abrem as portas durante parte da noite para a visita e oração. É igualmente neste dia que a comunidade de cada Templo dá uma atenção especial na ornamentação das respetivas capelas e igrejas.


Por não ser possível este ano a realização desta tradição, haverá recurso a proposta virtual. Será exibido através das redes sociais do município de Viana do Castelo, a partir das 19H00, um roteiro por sete Igrejas e Capelas da cidade.


Em 2018, foram 24 as Igrejas e Capelas que estiveram de portas abertas à noite, um momento que, para além da oração, as pessoas aproveitaram para admirar o património e a arte de cada um dos templos. Veja imagens de algumas dessas Igrejas e Capelas, clicando AQUI.



Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

A viajar no Tempo

Tempo do cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia, no ano de 1958(?).

Festival VIANA BATE FORTE já começou

A 6ª edição do “VIANA BATE FORTE” arrancou esta sexta-feira no centro histórico da cidade de Viana do Castelo contando com três palcos instalados na Praça da Liberdade, Praça da República e Praça da Erva (ver fotos). O festival continua amanhã com mais oito concertos.