Avançar para o conteúdo principal

Pandemia impede cumprimento de tradição vianense

Uma das mais antigas tradições da Páscoa em Viana do Castelo não será hoje cumprida, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia da covid-19. Antes da pandemia, a Quinta-Feira Santa era tempo de visitar capelas e igrejas à noite. Uma tradição única que atrai todos os anos milhares de pessoas à cidade para percorrerem o roteiro pelas mais de duas dezenas de capelas e igrejas, que neste dia abrem as portas durante parte da noite para a visita e oração. É igualmente neste dia que a comunidade de cada Templo dá uma atenção especial na ornamentação das respetivas capelas e igrejas.


Por não ser possível este ano a realização desta tradição, haverá recurso a proposta virtual. Será exibido através das redes sociais do município de Viana do Castelo, a partir das 19H00, um roteiro por sete Igrejas e Capelas da cidade.


Em 2018, foram 24 as Igrejas e Capelas que estiveram de portas abertas à noite, um momento que, para além da oração, as pessoas aproveitaram para admirar o património e a arte de cada um dos templos. Veja imagens de algumas dessas Igrejas e Capelas, clicando AQUI.



MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Um “manto” de espuma cobre areal da praia do Canto Marinho

Devido à agitação marítima, assim estava ontem, sábado (24), coberto de espuma, criando um cenário semelhante a neve, o areal da praia do Canto Marinho, em Carreço, Viana do Castelo. 📸 24 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo