Avançar para o conteúdo principal

Banhos Quentes da Praia Norte recordados em pintura mural

Em Viana do Castelo existiram em tempos os chamados “Banhos Quentes”, instalações que se situavam junto à antiga Praia Norte. O início da atividade ocorreu entre os anos de 1875 e 1880.

O último edifício onde funcionaram estes balneários de água quente encerrou a atividade no ano de 1974.

Devido à concentração de iodo nas águas da Praia Norte, estas instalações apelidadas de “Banhos Quentes” (em que a água do mar depois de aquecida, por vezes juntamente com algas, era aproveitada para banhos, como forma de terapia para certas maleitas, nomeadamente reumatismo), eram muito procuradas, a conselho médico, por pessoas da região do Alto Minho e da vizinha Galiza. Muitas delas chegavam a dormir no chão, em casas de pescadores, principalmente naquelas junto ao Campo da Agonia. 

Esta velha tradição dos “Banhos Quentes” da Praia Norte é agora contada através de uma pintura mural na Rua Major Xavier da Costa, em Viana do Castelo. Esta pintura está inserida no projeto Histórias Viandantes, que vai contar através da ilustração 8 histórias em 8 ruas da cidade.

O projeto Histórias Viandantes dos irmãos vianenses Rui Coelho e Luísa Coelho, é um dos vencedores do Prémio Jovens com Talento de 2020, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Entre várias coisas, pretende contar histórias em quelhas, vielas, becos e ruas apertadas, sobre quem faz delas o que são: os moradores.


MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Vila Praia em Flor arranca amanhã!

A partir de amanhã, quarta-feira (30 de abril) e até ao próximo dia 11 de maio, Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai transformar-se num autêntico jardim, para mais uma edição do Vila Praia em Flor. 📸 29 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

O Navio-Escola Sagres já está em Viana do Castelo

No âmbito das comemorações do Dia da Marinha 2025, que este ano se realiza em Viana do Castelo de 14 a 20 de maio, o Navio-Escola Sagres atracou ontem, 9 de maio, junto à Praça da Liberdade. Este grande veleiro da Marinha Portuguesa irá abrir visitas a partir do dia 14 até 18 de maio, nos seguintes períodos: 10h00 às 12h00 | 14h00 às 18h00 | 20h00 às 22h00. A entrada é gratuita. O NRP Sagres foi construído, em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), tendo recebido o nome de "Albert Leo Schlageter". Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã. Em 1962, foi incorporado na Marinha Portuguesa como navio-escola e com o nome Sagres. 📸 9 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Bem vindo a Viana do Castelo NRP Sagres

Este grande veleiro da Marinha Portuguesa irá abrir visitas a partir do dia 14 até 18 de maio, nos seguintes períodos: 10h00 às 12h00 | 14h00 às 18h00 | 20h00 às 22h00. A entrada é gratuita. 📸 10 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.