No âmbito do programa da Romaria d'Agonia, já a partir deste sábado, dia 7 de agosto, o Jardim Público de Viana do Castelo recebe 43 artesãos do concelho na centenária Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d’Agonia, depois da ausência em 2020, devido à pandemia de covid-19. Entre os típicos bordados e a filigrana, passando pela gastronomia minhota até peças de artesanato tradicional a partir de cabaças, o encontro volta a estar marcado de novo com público.
Em simultâneo, também no sábado, passa a estar patente no Jardim Público a exposição de rua, fotográfica e documental, “Memórias da Romaria d’Agonia”, que conta a história e evolução, mostrando ainda os seus mais emblemáticos momentos, que através de ‘QR Codes’ e telemóveis permite viajar ao longo das várias décadas da Romaria.
Ainda no sábado, pelas 10:00, a Comissão de Festas, a VianaFestas e a Câmara Municipal de Viana do Castelo abrem ao público o Posto de Informação dedicado à Romaria, instalado no edifício dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República