Avançar para o conteúdo principal

O fotógrafo… foi fotografado

O Sr. Manuel Gonçalves é um fotógrafo “à la minuta” bem conhecido dos vianenses, e não só, que exerce a sua profissão há mais de 70 anos, junto ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no cimo do monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

Como tantas outras profissões, os fotógrafos “à la minuta”, devido às novas tecnologias, estão em vias de extinção. Há algumas dezenas de anos era frequente vê-los nas praças, nos jardins, nas praias ou junto aos monumentos mais visitados de muitas vilas e cidades. Hoje, quase desapareceram.

[O Sr. Manuel Gonçalves com a sua máquina de tirar fotografias “à la minuta”, fotografado ao longo dos anos]













MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

“Viana Coração do Natal”, de 5 de dezembro a 5 de janeiro de 2026 🎄🎅 🤶

Acaba de ser apresentado o programa “Viana Coração do Natal” que arranca a 5 de dezembro com dezenas de atividades entre Praça Natal, minicomboio, carrossel, Mercado de Natal, Largo do Chocolate, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições, cinema, teatro e passagem de ano. Até 05 de janeiro de 2026, “Viana do Castelo é Natal”. “Viana Coração do Natal” é uma proposta da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), em parceria com a Vianafestas. MOMENTOS IMPORTANTES DA PROGRAMAÇÃO: > A partir de 5 de dezembro, o MERCADO DE NATAL distribui-se entre a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e o Largo Maestro José Pedro, onde será instalada o Largo do Chocolate. Até 23 de dezembro, de domingo a quinta-feira, o mercado acontece das 15h00 às 20h00 e, nas sextas-feiras e sábados, o horário é alargado das 12h00 às 23h00. O Mercado de Natal continuará disponível até ao início do novo ano, funcionando tam...

Passagem de ano de Viana do Castelo com música e fogo de artifício

A festa de Passagem de Ano 2024/2025, em Viana do Castelo, está marcada para o dia 31 de dezembro, no Centro Cultural da cidade. A partir das 23h00, a garantir a animação estarão os Dj’s SIMANBEATZ, BLUAY, AVATAR, FÁBIO GONÇALVES, PETTE e PEDRO PEREIRA, que irão assegurar a música até às 06h00. No último dia do ano, quando soarem as 12 badaladas, vão poder assistir ao habitual Fogo de Artifício sobre o Rio Lima. Reúna a família e os amigos e venham a Viana do Castelo para se despedirem de 2024 e entrarem em 2025 com o pé direito. Saiba mais pormenores, AQUI .