Avançar para o conteúdo principal

Retomada tradição da Páscoa de visita a 16 igrejas e capelas de Viana do Castelo

 

Dezasseis igrejas e capelas de Viana do Castelo voltam a abrir este ano, na noite de Quinta-Feira Santa, à oração e à visita presencial dos fiéis, numa das principais tradições da Páscoa no concelho, foi hoje divulgado.

Contactada pela agência Lusa, fonte da diocese de Viana do Castelo adiantou que as 16 igrejas integram as celebrações da Semana Santa, sendo que o número de templos de portas abertas poderá ser superior se também participarem as igrejas e capelas privadas ou do domínio municipal.

É o caso das capelas do Museu de Artes Decorativas, das Malheiras (Séc. XVIII) e do Navio-Hospital Gil Eannes.

A fonte da diocese de Viana do Castelo explicou que as igrejas do Santuário de Santa Luzia, no monte com o mesmo nome, das Almas e São Bento, nas proximidades do prédio Coutinho, atualmente em fase de desconstrução, a igreja de São Francisco, da Ordem Terceira, e Igreja da Caridade não vão abrir portas.

Segundo aquela fonte, a igreja da Caridade invocou razões de segurança devido à pandemia de covid-19, por só circularem no interior do templo os utentes do lar de idosos da instituição.

Já as igrejas de São Francisco, junto ao cemitério de Santo António, e a de São Bento não abrem portas por necessitarem de obras de recuperação.

Após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19, o roteiro integra um total de 16 templos, entre os quais a Sé Catedral e a Capela das Almas, que foi a primeira Matriz de Viana do Castelo.

Abrem ainda as igrejas do Santuário de Nossa Senhora d’Agonia, de Nossa Senhora de Monserrate, em São Domingos, da Misericórdia, do Carmo, de Nossa Senhora de Fátima e da Sagrada Família.

Os fiéis podem ainda visitar as capelas de Nossa Senhora do Resgate, na Rua da Bandeira, da Casa da Carreira, no edifício da Câmara Municipal, de Santa Rita, na Rua de Santiago, do Carmelo de Santa Teresinha, do seminário de Viana do Castelo, a de Nossa Senhora das Candeias, a de Santa Catarina, a de Nossa Senhora da Conceição, a do hospital de Santa Luzia e a capela de São Roque.

A fonte da diocese de Viana do Castelo alertou ser “obrigatório o uso de máscara em todas as celebrações pascais, e sublinhou que na Paixão de Cristo não vai ser permitido beijar a imagem, bem como nas visitas pascais às casas dos fiéis apenas entrará um grupo reduzido de representante da igreja, não sendo também permitido beijar a Cruz”.

As visitas começam a partir das 20:00, após a missa da Ceia do Senhor, e terminam às 24:00.

Manda a tradição que a visita, que antes da pandemia de covid-19 mobilizava milhares de pessoas, seja em número ímpar de templos, todos engalanados de flores, uma vez que os principais quadros religiosos alusivos à Páscoa também são compostos por números ímpares, como as três quedas de Cristo a caminho do Calvário e as cinco chagas.

Para Sexta-feira Santa, está marcada a celebração da Paixão do Senhor e a Via-Sacra na cidade, com início no santuário de Nossa Senhora d'Agonia, passando pela Praça General Barbosa, Largo de S. Domingos, Rua de Altamira, Largo Vasco da Gama, Rua Alves Cerqueira, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Avenida Conde da Carreira, Passeio das Mordomas da Romaria, Praça da República e terminando na Sé Catedral.

No sábado decorre uma vigília pascal, estando marcada para domingo a tradicional visita pascal, cujo compasso irá ao Salão Nobre da Câmara Municipal.

Em 2021, a Câmara de Viana do Castelo, através das redes sociais, promoveu um roteiro virtual de apresentação de sete igrejas e capelas da cidade, para assinalar a Quinta-feira Santa.


24 mar 2022 (Lusa) 

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Da fama à decadência

Há alguns anos atrás, a zona do Cabedelo, em Viana do Castelo, tinha dois equipamentos que atraiam e cativavam muitos dos que lá se deslocavam. Eram eles o complexo turístico “Luziamar” e o Bar “Raio Verde”. O brilho de outrora desses dois espaços foram progressivamente desaparecendo apresentando, presentemente, o aspecto desolador que as imagens em baixo mostram. O complexo Turístico do Luziamar abriu ao público no ano de 1974. Entre os vários serviços, contava com bar, restaurante, discoteca, piscinas e campos de ténis. O que mais distinguiu este empreendimento foi a sua discoteca, que chegou a constituir-se como uma das principais referências na região norte. Mas, na década de 90, a discoteca fechou portas e a partir daí todo o empreendimento caiu no abandono. As instalações foram progressivamente vandalizadas apresentando hoje um estado de completa degradação, que dão um péssimo aspecto àquela zona. A sociedade que detém o Luziamar tem anunciado nos últimos anos, po

Romaria d’Agonia já tem cartaz para 2021

A Comissão de Festas apresentou hoje, 24 de junho, o cartaz vencedor que vai divulgar a Romaria de Nossa Senhora d’ Agonia a nível Nacional e Internacional. O cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia de 2021, mostra um Traje à Vianesa da Ribeira Lima, popularmente apelidado de “à moda” de Santa Marta de Portuzelo. Assim, num ano em que afirmamos o nosso sentimento de pertença – “Somos Todos Romaria”, a jovem mordoma, Renata de Castro Guisantes enverga este traje de festa vermelho, oriundo da freguesia de Perre. Tal como os trajes executados entre finais da década de 30 e o início da década de 40 do século passado, este Traje à Vianesa possui diversas características comuns a este período: avental de motivos florais, saia de riscas com uma barra bordada a linha de algodão branco, assim como uma camisa de linho bordada, com motivos florais a linha azulão. Neste traje usado pela mordoma destacam-se ainda algumas peças de Ourivesaria Popular Portuguesa.   O cartaz da romaria deste ano,

Dia de chuva em Viana do Castelo!

“Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Ambos existem, cada um como é“ (Alberto Caeiro) 📸 1 out 2024 | Olhar Viana do Castelo

Porque hoje é Dia Mundial do Animal...

Um olhar pela “Marina Rosa”, situada em Darque, Viana do Castelo, local onde se pratica a criação do Cavalo Lusitano. 📸 out 2024 | Olhar Viana do Castelo

De Viana do Castelo para o mundo

O navio PEAK BERGEN nas águas do estuário do rio Lima, carregado de pás de rotor, componentes essenciais para os Aerogeradores ENERCON, fabricadas em Viana do Castelo. 📸 2 out 2024 | Olhar Viana do Castelo