Avançar para o conteúdo principal

A estação vai ter um hotel



O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse hoje que a estação de comboios da cidade, construída no século XIX, vai ser transformada em hotel por um investidor local e que o projeto está em fase de licenciamento.

Em declarações aos jornalistas, no final da reunião camarária de hoje, durante a qual foi questionado sobre o projeto, pela bancada do PSD e da CDU, Luís Nobre adiantou que “a Infraestruturas de Portugal (IP), proprietária do imóvel, entendeu dar uso a um espaço que está devoluto há mais de uma década”.

O autarca socialista garantiu que as funções e serviços, atualmente, a funcionar na estação de caminhos-de-ferro “não vão desaparecer, mas serão transferidos para outro local”.

“A bilheteira, o bar e outros serviços, vão manter-se. Não podia ser de outra forma. Ninguém ia fazer um investimento de 90 milhões de euros na modernização da Linha do Minho para depois prejudicar esse investimento”, sustentou.

Segundo Luís Nobre, o empresário, que já tem uma unidade hoteleira na cidade, “propôs à IP a refuncionalização do edifício em unidade hoteleira, tendo concretizado essa intenção, sendo que, “posteriormente o município foi informado do projeto”.

“O município concorda. Faz sentido refuncionalizar aquele imóvel histórico, desde que se garanta e, foi dada essa segurança, que as atuais funções da estação não são prejudicadas. No fundo, trata-se de uma valorização de um edifício que passará a ter uma função dinamizadora, não só da atividade hoteleira, mas também das sinergias que vai criar e na revitalização de toda a envolvente”, especificou.

A agência Lusa contactou a IP e aguarda informações sobre o contrato de cedência do imóvel e das características do investimento em causa.

O autarca adiantou que “o município tem estado a acompanhar o processo de licenciamento, juntamente com Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN)”.

“O projeto inicial está a ser alterado porque inicialmente previa algumas alterações ao nível da cobertura. A DRCN e a Câmara entenderam que não podiam ser efetuadas. O objetivo é manter a fachada e as características históricas do imóvel”, referiu.

Luís Nobre adiantou que “as unidades hoteleiras criadas em contexto histórico são temáticas e apelam à memória, às experiências da cidade onde se instalam”.

“Neste caso há um elemento muito forte que é toda a mística da atividade ferroviária no concelho e, naquele local em concreto, que se vai perpetuar”.

Questionado sobre o montante do investimento, Luís Nobre disse desconhecer, adiantando apenas que a nova unidade hoteleira “terá sempre que ter mais de 40 quartos, caso contrário não será sustentável”.

“A cidade precisa daquele espaço revitalizado, com dinâmicas que atraiam novos visitantes”, frisou.

O autarca adiantou existir uma “manifestação de interesse de um empresário de Viana do Castelo para a aquisição do edifício dos CTT, na principal avenida da cidade.

O investidor, que já investiu em regeneração urbana na mesma avenida, pretende transformar o imóvel dos CTT para unidades de habitação.


Texto: Agência LUSA (09-08-2022)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Pilaretes para travar estacionamento ilegal nos passeios

Na rua Gago Coutinho, em Viana do Castelo, como nem as floreiras foram suficientes para impedir o estacionamento abusivo em cima dos passeios, estão a ser colocados pilaretes para condicionar a conduta dos automobilistas infratores que transformam os passeios em zonas de estacionamento permanente. 📸 6 março | @olharvianadocastelo

Sabia que?…

A ponte Eiffel sobre o Rio Lima, uma engenhosa realização da Casa Eiffel, inaugurada em 1878, foi a primeira ponte rodoferroviária construída em Portugal e também a mais comprida ponte metálica do mundo na altura? 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

As marcas da erosão costeira na praia da Amorosa

Com as recentes tempestades, agravou‑se a erosão costeira na praia da Amorosa, uma das mais frequentadas no verão no concelho de Viana do Castelo. As marcas não deixam dúvidas. 📸 5 março | @olharvianadocastelo

“Tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível” (Fernando Pessoa)

Do complexo turístico do Luziamar, no Cabedelo, na vila de Darque, Viana do Castelo, já só restam paredes… com histórias para contar. Abriu portas em 1974 e fechou em meados da década de 90 do século passado. Equipamento com várias valências, ficou famoso pela sua discoteca, umas das principais referências na noite da região Norte de Portugal e da Galiza, marcando uma geração que ainda hoje o recorda com saudade. O que é verdadeiramente bom não precisa durar para sempre para ser especial. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Jovens entram em ação por um litoral mais limpo

Durante a tarde de hoje, um grupo de jovens realizou uma ação de limpeza na zona costeira de Viana do Castelo. Estes jovens participantes dão o exemplo por um futuro mais sustentável, cuidando do ambiente e do nosso litoral. 📸 4 março 2026 | @olharvianadocastelo