Avançar para o conteúdo principal

São 86 os concorrentes com 135 propostas que concorrem ao “cartaz oficial” da Romaria d’Agonia em 2023

As propostas concorrentes a “cartaz oficial” da Romaria d´Agonia, em Viana do Castelo, mais do que duplicaram em 2023, acima de 130, oriundas de autores de Portugal, Brasil, Canadá e França, com o vencedor a ser revelado publicamente a 06 de junho.

“Em pouco mais de dois meses de concurso recebemos 135 propostas para escolhermos aquele que será o cartaz oficial da festa em 2023. É um interesse que continua a crescer, também fora do país, ao nível do número de propostas, afirma o diretor da VianaFestas, António Cruz.

O concurso público para seleção do cartaz oficial que levará a Romaria d’Agonia de 2023 a todo o mundo decorreu de 22 de fevereiro a 28 de abril, tendo a organização recebido propostas de 86 concorrentes.

“Este ano sugerimos que o cartaz expresse o espírito da Romaria e dos elementos que a caracterizem e temos agora o processo de escolha, até apresentarmos o vencedor, que acontecerá no dia 06 de junho, no Teatro Municipal Sá de Miranda, mas com transmissão em direto através das nossas páginas”, acrescenta António Cruz.

Este concurso, que em 2023 passou a ter um prémio pecuniário de 1.500 euros para o vencedor, é promovido desde 2011 pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela VianaFestas, permitindo que cada concorrente pudesse submeter até duas propostas.

Além da escolha do vencedor do cartaz oficial, está também prevista a exposição, no mês de agosto, no posto de informação das festas, das cinco propostas finalistas do concurso, enquanto as restantes poderão ser visualizadas na página www.festasdagonia.com.

A Romaria d’Agonia vai realizar-se em 2023, pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto.

Na imagem: os cartazes vencedores nos últimos dez concursos (2013 a 2022).



MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

XXIII Semana Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

A Semana Académica 2011 do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), decorre entre os dias 15 e 20 de Maio. Na parte musical Rui Veloso, Quim Barreiros, Zezé Fernandes, Gunther & The Sunshine Girls e os vianenses Jarojupe, são alguns dos nomes que compõem o cartaz da Semana Académica do IPVC. Para além dos espaços musicais, durante a semana haverá igualmente muitas outras actividades, tais como a tradicional Missa de Finalistas, Queima das Fitas, Serenata, Cortejo Académico… Saiba tudo sobre a 23ª Semana Académica do IPVC aqui .

Laboratório flutuante atraca em Viana do Castelo

O navio de investigação “Mar Profundo” é o primeiro laboratório móvel marinho totalmente construído em Portugal. Lançada ao mar em 2021, a embarcação, com 19 metros de comprimento, está especialmente equipada para apoiar a investigação multidisciplinar no mar, podendo testar, por exemplo, ROVs (Veículos Operados Remotamente), sensores acústicos ou módulos robóticos, até 60 milhas da costa, ou recolher dados ambientais e operacionais. 📸 18 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Sabe o que vai acontecer nos dias 22 e 23 de maio em Viana do Castelo?

É a oitava edição do evento “Wine & Blues Festival”.  Durante dois dias, 22 e 23 de maio, sexta e sábado, o Anfiteatro do Jardim da Marina será palco de um intenso programa musical (seis concertos), de uma mostra vínica e de muita e variada gastronomia. A não perder! TODA A PROGRAMAÇÃO 👇 SEXTA-FEIRA, 22 DE MAIO  18h00 – Abertura da Mostra Vínica e Gastronómica Palco Secundário 18h45 – The Hurt Fingers & Fernando Amorim (PT) 19h30 – Vinhos de Viana: a história na primeira pessoa (entrevista a produtores) 20h15 – Harmonizações Vínicas Palco Principal 21h30 – Dog´s Bollocks (PT) 22h30 – Budda Power Blues (PT) Palco Secundário 00h00 – Dj Victor Coutinho 01h30 – Fecho SÁBADO, 23 DE MAIO 18h00 – Abertura da Mostra Vínica e Gastronómica Palco Secundário 18h45 – Let'hes Rock & Blues (PT) 19h30 – Vinhos de Viana: a história na primeira pessoa (entrevista a produtores) 20h15 – Harmonizações Vínicas Palco Principal 21h30 – The Blues Moonshinners (ES) 22h30 – Rozedale (FR) Pa...

Já visitou a exposição “ARTEMAIO“?

Uma oportunidade para ver uma Exposição de Artes, que já vai na XXVI edição, numa iniciativa da AAETEC - Associação dos Antigos Alunos da Escola Técnica de Viana do Castelo, que celebra neste mês de maio 46 anos de existência. Para ver nos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, até 24 de maio de 2026. A entrada é livre! 📸 maio 2026 | @olharvianadocastelo