Avançar para o conteúdo principal

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso


Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem.

“Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade.

O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma.

No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mulher com idade entre os 18 e os 35 anos a poder concorrer, preenchendo para o efeito um formulário de candidatura que deve enviar, junto com outros documentos e um vídeo em que se apresenta no máximo durante 30 segundos, através da página www.festasdagonia.com, até 30 de abril.

“Devem anexar duas fotografias de corpo inteiro, devidamente trajadas e ouradas. Juntamente com o pequeno vídeo de apresentação, estes serão os elementos de avaliação do júri para selecionar as 20 finalistas”, acrescentou Manuel Vitorino.

Na segunda fase, num evento aberto ao público, serão apresentadas a 17 de maio as 20 candidatas finalistas a mordoma do cartaz da Romaria de 2024 no qual, devidamente trajadas e ouradas, cada uma explicará publicamente porque gostaria de ser a “mordoma do cartaz” a um júri composto por elementos de diferentes áreas.

“Sentimos que era a altura de evoluir para um novo modelo, que permite a qualquer mulher manter o sonho de ser o rosto do cartaz da Romaria, estando ou não associada a um fotógrafo ou designer, como acontecia até agora”, concluiu o presidente da VianaFestas.

Por fim, após a seleção da Mordoma do Cartaz, a Vianafestas e a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia convidarão três designers/artistas, que apresentarão, cada um, uma proposta, na qual figura a jovem mordoma selecionada neste concurso, com a apresentação do cartaz oficial prevista para 21 de junho. 

Considerada a maior romaria de Portugal que traz à cidade de Viana do Castelo, mais de 1 milhão de visitantes durante os dias da festa, este ano realiza-se de 14 a 22 de agosto. 

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Pelo Porto de Viana do Castelo

📸 15 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo de Outros Tempos

Assim era a cidade em modo postal ilustrado.

Laboratório flutuante atraca em Viana do Castelo

O navio de investigação “Mar Profundo” é o primeiro laboratório móvel marinho totalmente construído em Portugal. Lançada ao mar em 2021, a embarcação, com 19 metros de comprimento, está especialmente equipada para apoiar a investigação multidisciplinar no mar, podendo testar, por exemplo, ROVs (Veículos Operados Remotamente), sensores acústicos ou módulos robóticos, até 60 milhas da costa, ou recolher dados ambientais e operacionais. 📸 18 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Pela praia do Cabedelo…

Num simples passeio matinal pela praia do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, cruzei-me, além de imensas gaivotas (o que é normal), com maçaricos-galegos e borrelhos-de-coleira-interrompida (que nidificam por ali). O borrelho-de-coleira-interrompida é uma ave de pequenas dimensões, cuja coloração é acastanhada por cima e branca por baixo, apresentando uma coleira incompleta. O seu ninho é uma pequena cova, nas dunas ou em pleno areal, e a cor dos ovos confunde-se com a cor da areia. Neste momento, estamos em plena época de nidificação do borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus). A estrutura que se vê na fotografia está a proteger um ninho: permite aos progenitores aceder ao seu Interior e evita a destruição dos ovos (por pisoteio, predadores ou limpezas mecânicas). 📸 13 maio 2026 | @olharvianadocastelo